Frei Alessandro: “O Senhor nos convida a sermos pessoas vigilantes e servidoras”

Compartilhe:

“Não tenhais medo, pequenino rebanho, pois foi do agrado do Pai dar a vós o Reino. Porque onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração”.

Paz e Bem!

Neste 19º Domingo do Tempo Comum, a Igreja proclama o Evangelho de Lucas 12,32-48, Jesus nos escolhe e nos chama para servirmos ao seu Reino, e é pela fé que nos colocamos vigilantes para uma vida integrada com o Senhor. A liturgia é um convite à perseverança e a vencermos nossos medos.

O Evangelho deste domingo inicia retomando o ensinamento sobre a atitude dos cristãos diante dos bens temporais. A comunidade de Jesus, “pequeno rebanho”, se amedronta diante dos desafios, mas o Mestre a tranquiliza e lhe oferece o Reino, que será construído a partir dos pequenos, que se dispõem a acolhê-lo. A partir daí surge a nova sociedade, fundamentada na partilha e na justiça.

A Primeira Leitura (Sabedoria 18,6-9), relata uma recordação do povo daquilo que aconteceu no Egito. O povo de Israel esperou a libertação através de Moisés. “Os piedosos filhos dos bons ofereceram sacrifícios secretamente e, de comum acordo, fizeram este pacto divino”.

Na Segunda Leitura (Hebreus 11,1-2.8-19), ouvimos: “a fé é um modo de já possuir o que ainda se espera, a convicção acerca de realidades que não se veem. Foi a fé que valeu aos antepassados um bom testemunho. Foi pela fé que Abraão obedeceu à ordem de partir para uma terra que devia receber como herança e partiu sem saber para onde ia. Foi pela fé que ele residiu como estrangeiro na Terra Prometida, morando em tendas com Isaac e Jacó, os coerdeiros da mesma promessa”. Foram pessoas de fé, olhando para o futuro, sem medo, que abraçaram em Deus, sabendo que o Pai é fiel em suas promessas, e por isso, alcançaram a vitória”.

Por fim, o Evangelho reafirma a necessidade de estamos vigilantes, preparados para não perdermos a esperança. Muitas vezes o medo é um motivo para nos acomodarmos, mas precisamos ter coragem. O Senhor nos convida a sermos pessoas vigilantes e servidoras.

Confira a reflexão do Frei Alessandro Dias.

 

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X