Frei Alessandro: “Jesus ensina a termos compaixão e empatia com aquele que sofre”

Compartilhe:

Paz e Bem!

A Liturgia deste 6º Domingo do Tempo Comum nos apresenta a infinita misericórdia de Deus diante dos sofrimentos e das feridas do seu povo. O Evangelho de Marcos 1, 40-45, narra a cura de um leproso. O homem se aproxima de Jesus e confiando no poder do Senhor, pede “se queres, tens o poder de curar-me”, e Jesus, toca no leproso e cura. Assim, aprendemos a importância de nos aproximarmos uns dos outros, termos compaixão, misericórdia, solidariedade, empatia com aquele que sofre.

Jesus assume a condição do homem marginalizado, mostrando que devemos no colocar no lugar do outro, estender a mão e pedir que Ele nos purifique. É preciso ter confiança no Pai, pois Ele é capaz de aliviar nossas dores, angústias e sofrimentos.

A Primeira Leitura (2 Reis 5,9-14) apresenta Naamã, leproso. Seguindo o conselho de Eliseu, embora não tenha ficado satisfeito, inicialmente, no entanto, “Naamã desceu ao Jordão e banhou-se ali sete vezes, como lhe ordenara o homem de Deus, e sua carne tornou-se tenra como a de uma criança”. Quantas vezes nós esperamos que Deus faça da maneira como nós queremos? Deus tem seu jeito e seu tempo para agir.

Na Segunda Leitura (1 Coríntios 10,31-11,1), São Paulo nos alerta sobre a necessidade de fazermos tudo conforme a vontade de Deus, tudo para a Glória do Senhor. Muitas vezes entramos em situações que causam divisão, causam brigas.

Veja a reflexão do Frei Alessandro Dias do Nascimento, OFM.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X