Franciscanos de Vila Velha celebram São Francisco: um exemplo de amor e cuidado com a criação

Compartilhe:

Paz e Bem!

A Festa de São Francisco de Assis em todo o mundo foi marcada por milhares de manifestações de amor e devoção ao Patrono da Ecologia e Fundador das Três Ordens Franciscanas. Em Vila Velha, Espírito Santo, com muitos vivas, homenagens e louvores, os devotos renderam graças ao Senhor pela intercessão do Pobrezinho de Assis, que é um dos santos mais venerados e queridos, respeitado inclusive em outras religiões. No contexto de guerra e de violência, o santo também é intercessor no apelo pela paz, pela justiça e pela fraternidade.

Para festejar este tão importante santo, os franciscanos, que estão presentes na cidade canela-verde desde 1558, realizaram uma programação especial. Ao longo do dia, fiéis levaram os animais de estimação para a tradicional “bênção dos animais” que acontece sempre no pátio do Santuário do Divino Espírito Santo no Centro de Vila Velha. Os freis se revezaram para atender todo mundo. A atividade teve início às 8h15 e se estendeu até o início da noite.

Em parceria com a Prefeitura de Vila Velha, o Santuário também realizou uma feira de adoção de cães. Ao todo foram disponibilizados dez cães para adoção na ação pontual, no entanto, há mais de 600 animais esperando um lar. Celso Cristo, diretor de bem estar animal da secretaria de meio ambiete da cidade, enfatizou que o trabalho desenvolvido pela administração municipal é de resgatar animais que foram abandonados nas ruas ou que foram vítimas de acidentes, atropelamentos, entre outras situações. “Nosso objetivo é disponibilizar animais para adoção; esses que foram resgatados pelo bem estar animal da prefeitura numa condição de maus tratos ou de atropelamento, de doença extrema que é o alvo do resgate da nossa prefeitura. Todos os animais que são resgatados pelo município [temos um número próximo de 700 animais resgatados] eles passam por um tratamento médico veterinário numa empresa contratada, ficam alojados até que sejam disponibilizados para adoção. Qualquer pessoa que quiser adotar um animal, seja cão ou gato, pode ir no site da prefeitura de Vila Velha e conferir quais animais estão disponíveis para adoção”, explicou. (Site para adoção de animais: https://www.vilavelha.es.gov.br/adocaodeanimais/Default.aspx?ReturnUrl=%2fadocaodeanimais%2f

O amor de Francisco pela criação era mesmo imensurável, a tal ponto de chamar a criação toda de irmã, como explica o Frei Vanderlei Neves. “São Francisco de Assis é reconhecido por ser o santo protetor dos animais, isso devido a sua profunda relação com toda a criação. Ele enxergava nos animais, no céu, na terra, no mar, como sendo uma criação de Deus, por este motivo, todos nós somos irmãos, de alguma forma temos uma profunda ligação. Seu principal ensinamento é o respeito com toda a criação”, disse o Pároco da Paróquia do Rosário.


Programação no Convento da Penha

No Convento da Penha a fraternidade franciscana celebrou três Missas pela manhã; às três da tarde teve a Missa Solene transmitida pela internet com participação de muitos fiéis e devotos de São Francisco de Assis.

Na homilia, Frei Paulo César enfatizou que hoje, São Francisco nos ajuda a discernir o melhor caminho, a melhor escolha nas eleições. “São Francisco tem muito a nos ensinar quanto ao nosso jeito de ser e de conviver. A simplicidade, o desapego, a humildade, a compaixão, a caridade com os excluídos; a catolicidade, se podemos dizer assim, e muito mais… São João Paulo II tem uma belíssima oração à São Francisco muito inspiradora e oportuna, especialmente para nós brasileiros, chamados às urnas para eleger nosso presidente, possamos agora discernir, duas campanhas: qual campanha e quem faz a campanha da mentira, do medo, da contradição e quem faz a campanha da esperança?! Ajuda-nos, São Francisco com o coração vizinho ao coração do Redentor a abraçar as alternativas dos homens da nossa época nos difíceis problemas sociais, econômicos e políticos, os problemas da cultura e da civilização contemporânea. Todos os sofrimentos do homem de hoje, as suas negações, as suas debandadas, suas tensões, seus complexos e as suas inquietações. Ajuda-nos, São Francisco a traduzir tudo isso em simples e frutuosa linguaguem do Evangelho, de maneira que possa ser Cristo, Caminho, Verdade e Vida para o homem nosso contemporâneo”, afirmou o frade.

Reforçou ainda a necessidade do cuidado com a criação e que sigamos o exemplo do Santo de Assis. “Eu te louvo, ó Pai, Senhor do Céu e da Terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelastes aos pequeninos. São Francisco se fez menor, se fez pequeno, se esvaziou para encher-se da sabedoria divina, da vontade de Deus, porque quem não se doa, quem não se esvazia a serviço dos irmãos não tem como ter Deus no coração. Que São Francisco nos inspire essa verdadeira pobreza em espírito, morrer assim, para que a vida de Deus aconteça em nós e através de nós”, concluiu Frei Paulo César.


Missa com os frades no Santuário de Vila Velha

A noite foi celebrada a Missa Solene com a grata satisfação de acolher as dez comunidades da Paróquia, a fraternidade do Convento da Penha, a Ordem Franciscana Secular (OFS) e a fraternidade do Divino Espírito Santo. Todos foram muito bem recebidos enquanto se entoava “seja bem-vindo, meu amigo, / Seja bem-vindo meu irmão / paz e bem eu lhe desejo / com São Francisco / estendo as mãos / Paz e Bem!”

São Francisco é para nós inspiração do Cristo, que é Igreja, que é missão! Conhecer sua vida e celebrar sua Solenidade, reacende em nós a certeza de que podemos também testemunhar o Evangelho com humildade e alegria; amar a todos e ,a toda criação, chamar de irmãos!

O Papa Francisco, em sua Encíclica Laudato O apresenta como “o exemplo por excelência do cuidado pelo que é frágil e por uma ecologia integral, vivida com alegria e autenticidade.” (LS 10). Sua mensagem atravessou os séculos e continua a despertar em nossos corações, aquilo que de melhor podemos realizar!

Pedindo a graça de sermos, a exemplo de São Francisco de Assis, missionários; servidores do Reino e cuidadores da criação, a Missa foi presidida por Frei Vanderlei da Silva Neves, pároco da Paróquia do Rosário. O Evangelho foi proclamado por Frei Djalmo Fuck, Guardião do Convento e a homilia ficou a encargo de Frei José Clemente Müller, Vigário da Fraternidade do Divino.

Durante a reflexão, Frei Clemente sabiamente contou um pouco da história de vida do pobrezinho de Assis e mostrou aos presentes como seu testemunho ainda hoje continua a ecoar pelo mundo e deve nos inspirar a sermos propagadores de paz e bem.

“Ele foi um homem diferencial, e a grande diferença foi a sensibilidade frente aos pobres, aquilo que é próprio do Evangelho. Outro momento forte foi seu momento com o crucifixo na Igrejinha de São Damião. Primeiro ele restaurou a si mesmo e depois espiritualmente a igreja, comentou o frade.”

No momento de preces da assembleia, as intenções foram voltadas para que o clero e os governantes sejam promotores do amor, da justiça e da paz com a humildade de Francisco e também para que nossas comunidades paroquiais, através da vivência do carisma franciscano despertem a disposição de assumir a missão de construir a paz e a fraternidade em nossas vidas comunitária, familiar e social.

Ao final da celebração, foi apresentado um novo movimento que surge na Paróquia, a Pastoral da Ecologia, que procura promover nas sub-regiões e dioceses a criação e ou consolidação de iniciativas de testemunho e engajamento do cuidado com a Casa Comum. Apoia grupos que já tenham se articulado ou que possam ser criados, de forma que proponham ações de transformação socioambiental ou de promoção da espiritualidade ecológica, inspirados pelo seu patrono, São Francisco.

Após a Missa, os animaizinhos que lá estavam puderam ser abençoados pelas mãos de frei Adriano e assim encerraram-se os festejos desse fiel seguidor e modelo de vida para nós!


Confira a reportagem especial abaixo:

Pascom da Paróquia do Rosário e Assessoria de Comunicação do Convento.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X