Paz e Bem.
Na manhã deste 1° Domingo da Quaresma, centenas de fiéis participaram da Missa no Campinho, presidida pelo Guardião, Frei Djalmo Fuck. A Liturgia da Palavra teve a presença dos membros da Pastoral Familiar da Área de Vila Velha, é que nos meses pares o movimento de oração pelas famílias é responsável pelas leituras e preces da Celebração. O encontro teve início às 8h, quando as famílias iniciaram a subida desde o portão principal, rezando o santo terço até o Campinho.
Após apresentar as motivações para celebrar o início da Quaresma, Frei Djalmo enfatizou, inicialmente, que é preciso ouvir o apelo de conversão da Quarta-feira de Cinzas: convertei-vos e crede no Evangelho. “Na última Quarta-feira de Cinzas iniciamos a Quaresma que recorda exatamente aquilo que ouvimos no Evangelho de hoje, os quarenta dias que Jesus passou no deserto, logo depois de ser batizado por João nas águas santas do Jordão e no deserto Jesus foi tentado. A tentação do ter, do prazer, do acúmulo… Aquilo que nós enfrentamos, Jesus também enfrentou, mas o que nos chama atenção é que depois de cada tentação, o Senhor vence a tentação argumentando com a Palavra de Deus. Está escrito ‘nem só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus’, segunda tentação, quando o diabo pede que Jesus se jogue do alto do templo, Jesus vai dizer ‘não tentarás o Senhor teu Deus’. Depois, a última tentação: ‘adorarás o Senhor teu Deus e somente a Ele prestarás culto’, quando o diabo mostra todos os reinos do mundo. Para vencer a tentação nós precisamos nos apegar à Palavra de Deus. A Palavra é alimento, é sustento na nossa caminhada. Não só de pão vive o homem, mas de toda Palavra que sai da boca de Deus. Quem procura seguir a Palavra de Deus, haverá de vencer as tentações. As tentações não serão tiradas de nós, elas nos fazem crescer, elas têm uma dimensão pedagógica, construtiva na vida do ser humano. Aprendemos desde pequenos a vencer a tentação e a medida em que vencemos as tentações, nos tornamos fortes, robustos na nossa fé”, disse o Guardião da Penha.
Na sequência, ainda falando sobre as tentações que o Senhor passou no deserto, o frade disse que para o cristão não existe vida fácil. “Constantemente nós somos tentados. Na oração do Pai Nosso, lembramos ‘não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal’, a gente não pede para tirar as tentações, mas para não cair em tentação, é diferente. Uma coisa é tirar as tentações da vida, outra coisa é não deixar a nós cairmos em tentação, porque a vida é feita de apelos. Nós, lá dentro de casa, no ambiente de trabalho, na sociedade, onde quer que a gente esteja, somos sempre tentados. Você que é casado, tem seus filhos, quem já não enfrentou dificuldades na vida matrimonial?! Todos nós! Somos tentados constantemente. Assim também no ambiente de trabalho, tentados muitas vezes a conseguir as coisas de uma forma fácil, sem dificuldades…”, comentou.
Frei Djalmo apontou qual é a grande tentação dos nossos templos. “Hoje a grande tentação que enfrentamos na vida, é a tentação de uma vida fácil, uma vida sem dificuldades. É a mesma tentação que Jesus enfrenta… O diabo é safado, é esperto. Jesus começa a argumentar com a Palavra de Deus e ele também descobre que Jesus está usando a Palavra de Deus e começa a argumentar com a Palavra. O diabo engana a gente, a gente pensa que se livrou e no tempo oportuno o diabo volta. O diabo voltará a tentar Jesus no alto da Cruz e vai dizer ‘se você é filho de Deus, destrua seus inimigos e desça da cruz’, o diabo é esperto”, afirmou o frei.
Já que a Celebração trouxe esse tom de família, o pequeno Arthur de apenas 28 dias foi apresentado à materna proteção de Nossa Senhora da Penha, pela família que já tem o pequeno Gabriel e a Kauany. Frei Djalmo pegou o Arthur no colo, apresentou, beijou e o abençoou.