Paz e Bem!
Ao som da música Baião da Penha, de David Nasser e Guio de Morais, Frei Florival iniciou a noite junina do Convento da Penha, em mais uma edição do Arraiá das Alegrias, que pelo segundo ano consecutivo aconteceu de forma online, na última sexta-feira 25 e foi transmitido pelas redes sociais da casa da Mãe das Alegrias. Em seguida, Frei Paulo Pereira deu as boas vindas a todos que estavam assistindo e recordou como o show desta noite foi preparado com muito cuidado e carinho, para chegar à casa de todos que participaram. O Guardião também agradeceu a todos que ajudaram na preparação. E convidou para prepararem os quitutes e arrastarem os móveis para dançar.
Com uma banda pra lá de arretada e animada, as músicas foram cantadas pelo Frei Florival, com a participação Rômulo Madureira no violão, Gracia no teclado, Reinaldo Uliana na sanfona, Renato na zabumba e o triângulo de Maiara.
Uma das diversas formas de interação com o público foi através dos recadinhos do “Correio do Amor” que podiam ser enviados pelos comentários da live e que os freis carinhosamente apelidaram de “Correio Elegante” e brincaram que este havia sido inventado por Frei Pedro Engel. Esses recadinhos foram transmitidos pelo Frei Alessandro.
Outra forma de participação dos telespectadores foi com a brincadeira da pescaria. Frei Pedro Engel pescava os peixes e entre os sorteados haviam adultos e crianças que mandaram fotos durante a semana para participar do Mural Virtual do Arraiá e também para os “compartilhadores” que estão sempre ajudando na divulgação dos eventos do Santuário do Perdão e da Graça.
Frei Alessandro com um figurino bem preparado, lia alguns comentários que os internautas deixavam. Aliás, figurino caprichado foi o que não faltou. Muitos comentários chegaram através das nossas redes sociais elogiando os trajes juninos dos confrades da Penha e também de Frei Florival.
Frei Pedro Oliveira, que durante toda a transmissão ficou encarregado de auxiliar na organização das doações e também dos números a serem sorteados, agradeceu a todos que ajudam a manter a casa da Virgem da Penha. Aqueles que fizeram doações chegaram através do PicPay ou Pix durante a transmissão, também concorreram aos prêmios que foram sorteados no globo da sorte.
Após um belo repertório preparado por Gabriela Spalla e pela equipe do Frei Florival, o Guardião Frei Paulo relembrou um cartaz que viu onde estava escrito “Faz escuro, mas eu canto” e recordou como povo anda triste por causa da Pandemia, das vidas pedidas, do atraso na vacinação mas que esse mesmo povo tem que renovar a alegria e esperança em dias melhores.
“Faz escuro mas ‘nóis’ canta, a gente tem que renovar a paz e o bem […] Ano que vem tem mais e se Deus quiser reuniremos muitas pessoas no Campinho.”, destacou Frei Paulo.
Já em clima de despedida dessa noite maravilhosa, Frei Pedro Oliveira deu um belo ensinamento: “Se você não ganhou nenhum sorteio não fique triste porque a Mãe da Penha te dá o melhor prêmio nesta noite: paz, amor e saúde.”
Ao final, os freis todos reunidos no palco, dançaram e cantaram mais uma vez ao som de Baião da Penha e pediram a benção de Deus para que sejamos instrumentos da paz, da alegria e do bem por intercessão de Nossa Senhora da Penha e de São Francisco.
Com uma esplendorosa imagem aérea do Convento da Penha, imponente sob a cidade de Vila Velha, terminou mais uma edição do Arraiá das Alegrias, com Frei Florival cantando à capela e suplicando: “Penha! Penha! Eu vim aqui me ajoelhar. Venha, venha, Trazer paz para o meu lar”. Até o ano que vem, se Deus quiser, novamente com o Campinho cheio de devotos e devotos da Virgem das Alegrias!
Em breve as redes sociais do Convento da Penha irão exibir um compacto com algumas canções interpretadas pelo Frei Florival.
Fotos: Marcos Antoniazi