Fiéis lotam Campinho em romaria das Ligas Católicas

Compartilhe:

Paz e Bem!

A chuva não desanimou os milhares de fiéis que subiram ao Campinho do Convento na manhã deste domingo (01/12), pelo contrário, ela serviu como motivação para fortalecimento da fé e da devoção à Nossa Senhora da Penha. Segurando estandartes, bandeiras, sombrinhas, terços… Enfim, com as mãos ocupadas, os corações em Deus e com os olhares voltados para o alto, mais perto do céu, onde a Mãe abençoa, protege, ilumina cada filho. “A chuva não pode apagar o fogo do Espírito Santo que queima e arde dentro do nosso coração”, animou o comentarista.

Celebrando o 1º Domingo do Advento, os devotos realizaram também mais uma edição da tradicional Romaria das Ligas Católicas ao Convento. O encontro reuniu as três Federações das Ligas: Arquidiocese de Vitória, Diocese de Cachoeiro e Diocese de Colatina. As ligas são formadas por diversos grupos fiéis que falam da importância de adoração à Deus e a prática da devoção à Sagrada Família de Nazaré, “Jesus, Maria e José”.

A Missa foi presidida pelo Frei Alessandro Dias, concelebrada pelo Monsenhor Rômulo (de Cachoeiro de Itapemirim), pelo Padre José Carlos (de Nova Rosa da Penha, Cariacica) e com a presença também do Diácono Marcos (diretor espiritual das Ligas Católicas). Após a breve acolhida, foi realizada a bênção da Coroa do Advento e o acendimento da primeira vela. A cada domingo, será acendida uma vela, simbolizando, o domingo “da esperança”, “da paz”, “da alegria” e “do amor”.

Na homilia, Frei Alessandro começou explicando que “as Ligas Católicas desenvolvem um trabalho muito importante com as famílias. Jesus Maria e José, nossa família Vossa é. Veja como nossa família, neste tempo bonito de preparação para o Natal que está se aproximando, como as pessoas se voltam mais para a harmonia, o encontro, a alegria, troca de presentes, cria um ambiente bonito; mas é necessário que haja isso ao longo do ano. A nossa família é tão preciosa que até Jesus quis experimentar como é a vida em família, Deus se encarnou. E é justamente isso que estamos nos preparando para celebrar, o tempo do Advento, tempo da espera, da preparação, uma espera alegre, confiante. A primeira vinda de Jesus, celebramos o Natal; no Advento é também a espera da segunda vinda de Jesus, não sabemos quando, mas sabemos que Ele virá”, explicou o frei.

Sobre as Leituras selecionadas para a Celebração do 1º Domingo do Ano Litúrgico, Frei Alessandro disse que “Jesus é Aquele que realiza a promessa de Deus, a mesma promessa descrita pelo profeta da Primeira Leitura. Reafirmada pela Segunda Leitura, onde São Paulo diz aos Romanos, o que une todos nós é a fé em Jesus e a força do Evangelho. E ainda que há uma necessidade de atitudes práticas que expresse a nossa conversão.

Confira a reflexão completa abaixo.

Ao fim, antes da Bênção de encerramento, o coordenador geral das Ligas Católicas, que veio do Rio de Janeiro para participar, falou sobre a importância da participação e de cada vez mais uma maior adesão entre as pessoas. Disse também que é uma alegria sempre participar do encontro em um lugar tão especial quanto o Convento da Penha.  Em seguida, Frei Alessandro convidou a todos para rezar, contemplando a Imagem de Nossa Senhora da Penha, neste tempo em que ela nos ajuda a viver com mais intensidade o Advento do Salvador.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X