Paz e Bem!
Iniciando os festejos da maior festa religiosa do Espírito Santo, a Festa da Penha, foi aberta na manhã do último sábado (25/01) a exposição histórica de fotos antigas, pinturas e grafite do Convento da Penha. A mostra é uma parceria com o Instituto Histórico e Geográfico de Vila Velha-IHGVV e com a Associação dos Amigos do Convento da Penha-AACP.
Estão expostas cerca de 30 fotografias antigas do Santuário de Nossa Senhora da Penha, registradas a partir dos anos 1920; 15 pinturas clássicas de artistas capixabas, fazendo um releitura dos de grandes mestres como Benedito Calixto, Levino Fanzeres, Homero Massena e outros; e street art (grafite) feito pelo artista Claudio Tripa na parede da Sala de Exposições do Convento. A iniciativa atende ao convite do Guardião do Convento, Frei Paulo Roberto Pereira, que pensou em “já abrir as comemorações” pelos quatro séculos e meio da festa mariana que é uma das mais antigas do Brasil.
O Guardião do Convento reafirma o objetivo do espaço do Convento que é de possibilitar aos visitantes uma ocasião de encontro com o divino por meio da arte, que expressa de forma espontânea, a critério do artista, uma emoção, uma devoção ou uma representação.
A exposição registra o Convento da Penha, em uma espécie de linha do tempo. O seu passado com fotos históricas, as diversas obras de mestres pintores que o retrataram e finaliza com o moderno, representando a atualidade da fé, no street art, do artista mestre do grafite, Claudio Tripa, que foi responsável por grafitar uma parede da Sala de Exposições, um grande painel com sua consagrada leitura do Convento, espalhada pela nossa cidade.
E não para por aí. As “Imagens da Fé” ilustram ainda a arte do mestre pintor Kleber Galveas, amigo de Homero Massena, com uma de suas mais importantes obras sobre o Convento, do seu acervo pessoal e que não está a venda.
Fotos: Marcos Antoniazi e Elder Ferreira
SERVIÇO
EXPOSIÇÃO: “Imagens da Fé – Festa da Penha 450 anos – Fé, amor e devoção” – uma mostra de fotografias históricas e pinturas do Convento da Penha. Acervo do Convento da Penha e do Instituto Histórico e Geográfico de Vila Velha – IHGVV – releituras das obras de Benedito Calixto, Levino Fanzeres, Homero Massena, e outros. Participações especiais de Kleber Galveas e Claudio Tripa. Curador da mostra: Celso Adolfo.
LOCAL: Sala de Exposições do Convento da Penha
VISITAS: de quarta a domingo, de 8h às 12h e das 12h30 às 16h30
Entrada gratuita