Festa de Pentecostes no Santuário de Vila Velha: “Espírito Santo e Vocação, dom e graça de Deus”

Compartilhe:

Paz e Bem.

O Santuário do Divino Espírito Santo, no Centro de Vila Velha, está se preparando para celebrar o seu padroeiro com a tradicional Novena e Festa de Pentecostes que acontecerá entre os dias 19 e 28 de maio. Neste ano, o tema da Novena é inspirado no terceiro ano vocacional da Igreja no Brasil: “Espírito Santo e Vocação, dom e graça de Deus” e o lema será “Vocação, resposta de amor ao chamado de Deus”.

Ao longo dos nove dias de oração, os fiéis poderão refletir sobre as diversas vocações existentes, incluindo a vocação à própria vida, a vocação de Maria que foi a primeira a dizer sim ao projeto do Salvador, a vocação contemplativa  e tantas outras. As Missas serão de domingo a sexta às 19 horas e aos sábados, às 17 horas. Todos os dias haverá cantina após as celebrações.

“O nosso Santuário do Divino Espírito Santo em Vila Velha, já está se preparando para celebrar a Festa de Pentecostes. Para nós, cristãos católicos, é um período que marca o final do tempo pascal na liturgia da Igreja. A data nos remete a Jesus Cristo, que depois de ressuscitado e subir aos céus, concede o Espírito Santo a cada um de seus discípulos, de seus filhos e filhas e sobre toda a igreja, conforme havia prometido. É a festa da vinda do Espírito Santo sobre a Igreja. Por isso, teremos a novena em preparação para bem celebrarmos a Festa de Pentecostes”, anima Frei Vanderlei Neves, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário.

Dentro das comemorações, acontecerá também o 2º Passeio Ciclístico promovido pela comunidade dentro dos festejos do padroeiro, no domingo, dia 21 de maio com concentração às 08h30 no pátio do Santuário e saída às 9 horas. O trajeto previsto é pela orla de Vila Velha até chegar a Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário. Para aqueles que não andam de bicicleta, o Carretão da Alegria também vai marcar presença. Cada bilhete tem um valor de R$20,00 e pode ser adquirido na secretaria paroquial ou ao final das celebrações. As vagas são limitadas.

No sábado (27/05), após o nono e último dia de Novena ao Espírito Santo, todos são convidados para a tão tradicional e grande festa com atração musical, barracas com diversos quitutes, sorteio de bingo e rifas. Tudo preparado com muito amor e dedicação pelas diversas pastorais e movimentos que compõem o Santuário de Vila Velha. Ainda na Missa do sábado, acontece também a Crisma de adultos.

Durante as festividades do Divino Espírito Santo, a Pastoral da Ecologia, um dos movimentos mais recentes na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, fará participação com a campanha “Festa Limpa”, para arrecadar tampinhas para trocar por cadeiras de rodas e destinar o lixo para a separação correta e reciclagem.

A Solenidade será nos horários de costume das Missas de domingo (7h, 9h, 11h, 17h e 19h), sendo que o encerramento da Festa será no último horário de celebração. A festa de Pentecostes, marca o nascimento da Igreja e é uma das celebrações mais importantes do calendário cristão, pois, recorda a vinda do Espírito Santo sobre os Apóstolos de Jesus Cristo e sobre Maria Santíssima reunidos no Cenáculo. A partir deste momento os discípulos que estavam amedrontados e escondidos saíram por Jerusalém testemunhando a Ressurreição de Jesus Cristo. A força do Pentecostes levou os apóstolos até os confins da terra para anunciar a boa nova do evangelho.

Arrecadação de fundos para a campanha do novo som e acústica

Neste ano, todo dinheiro arrecadado com as cantinas e a grande festa será revertido para a obra do novo som e tratamento acústico do Santuário do Divino Espírito Santo. A sua generosidade e participação será de grande importância para que o serviço de evangelização se torne cada vez melhor e atinja mais pessoas na comunidade.

Doações para a festa

Aqueles que desejarem contribuir de forma material para que a Festa de Pentecostes aconteça, podem fazer sua doação espontânea ao final das celebrações ou na Secretaria Paroquial, de segunda a sexta de 8 às 17 horas e nos sábados de 8 ao meio dia.

Programação da Novena

“Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reu­nidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. Apareceu-lhes então uma espécie de línguas de fogo, que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem” (Atos dos Apóstolos 2,1-4).


Para maiores informações, acesse o site: paroquiadorosario.com

Fonte: Paróquia do Rosário, Vila Velha, ES

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

São Boaventura: uma voz ainda atual

Por ocasião do 750º aniversário da morte de São Boaventura , que celebraremos no dia 15 de julho de 2024, foi publicada a Carta dos Ministros Gerais

X