FESTA DA PENHA: Uma tradição capixaba

Compartilhe:

Imagem rara, da Festa da Penha no Campinho, em 1958

Paz e Bem!

A Festa em honra à Nossa Senhora da Penha faz parte da história do Espírito Santo e do Brasil. 449 anos de histórias, de expressões de amor, de gerações, de incontáveis manifestações, de milhões de atos devocionais… A Festa da Penha ultrapassa religiões e crenças, ela abraça a todos. É uma tradição cultural, artística e popular.

A primeira edição da Festa da Penha foi em 1570. Desde a época de Frei Palácios, fundador do Convento, até os dias atuais, a celebração evolui junto com a história do Espírito Santo, fazendo parte da tradição e identidade do povo capixaba. Em 2020, as homenagens à Padroeira do Estado acontecem entre os dias 12 e 20 de abril. Com expectativa de superar a marca de 2,5 milhões de pessoas, que atingiu na última edição, em 2019, as festividades da Padroeira também movimentam a economia da região e reforçam o segmento do turismo religioso regional e nacional.

“Há 450 anos chegou em nossas terras a devoção à Nossa Senhora das Alegrias, também conhecida como Nossa Senhora da Penha. A cada edição a festa em honra à padroeira dos capixabas ganha mais devotos para além dos limites do território do Estado, com uma extensa e variada programação e inúmeras romarias. Hoje somos a maior festa religiosa do Espírito Santo e uma das maiores do País. São séculos de fé e a devoção do povo à Nossa Senhora, que vela por nós do alto da montanha. Tudo isso reforça ainda mais a importância da presença da Igreja e do seu papel na evangelização, e em especial dos franciscanos, trazendo os valores da fé, da ética cristã e da cultura local”, destaca o Guardião do Convento, Frei Paulo Roberto Pereira.

São dez dias de evento com uma vasta programação, que incluem Missas, apresentações culturais, Romarias, orações e outras milhares, milhões de expressões de fé à Virgem Mãe da Penha. Uma festividade plural, representativa do povo capixaba e que renova sua tradição a cada nova geração.

Foto: Década de 70 – História Capixaba – Instagram

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X