Paz e Bem.

Pouco antes da Missa de Abertura do Oitavário em preparação ao dia de homenagens à Nossa Senhora da Penha, neste domingo de Páscoa (31), a imagem da Mãe da Penha, carregada por fiéis, chegou por volta das 15 horas abrindo o momento Devocional, cercada de flores amarelas e acompanhada do estandarte de Frei Pedro Palácios, precursor da Festa da Penha há 454 anos.

Durante cada dia do Oitavário, durante o Devocional, um objeto em especial do público presente será abençoado. Neste domingo (31), foi a vez das chaves das casas e dos carros dos fiéis. Nesta segunda-feira (1), serão fotos de familiares na terça-feira (2), bênção de garrafas de água; na quarta-feira (3) celulares e aparelhos eletrônicos; na quinta-feira (4) carteira de trabalho ou outro objeto relacionado ao trabalho de cada fiel; na sexta-feira (5) bênção dos terços; sábado (6) bênção das velas para serem usadas nas romarias; e domingo (7), último dia do Oitavário, flores levadas por fiéis na Romaria das Mulheres.

Em sua fala no Devocional, frei Djalmo Fuck, guardião do Convento da Penha, e também aniversariante do dia, também lembrou os atingidos pelas fortes chuvas no Sul do Estado. “Somos solidários, como nos lembra Atos dos Apóstolos, trago na memória as cidades do Sul do Espírito Santo e em especial ao município de Mimoso do Sul. Quando vemos nossa comunidade, as instituições, nossa gente, vemos solidariedade. E na Festa da Penha queremos ser solidários e fraternos, estando em oração pelos nossos irmãos”, destacou.


Neste domingo o céu se abriu e o sol brilhou para que os devotos de Nossa Senhora da Penha pudessem viver o início dos festejos em louvor a padroeira do estado do Espírito Santo. A partir do tema: “Ó vem conosco, vem caminha”, inspirado na canção ‘Pelas Estradas da Vida’, dos anos 90, o povo é convidado a viver experiências da fé durante nove dias, até o encerramento das celebrações, no dia 8 de abril.

Inspirado pelo tema central da 454ª edição da festa, Frei Djalmo Fuck, guardião do Convento da Penha, localizado em Vila Velha, iniciou o primeiro dia do Oitavário, no Campinho do Convento, na tarde do dia 31 de março, quando também celebramos o Domingo de Páscoa. Citando momentos e antigas características do espaço de devoção, o frade abriu a reflexão sobre a abordagem escolhida para este ano. “‘Pelas estradas da vida, nunca sozinho estás’. Isso é justamente para entendermos que não caminhamos sozinhos”.

Santa Missa

Firmes na fé e na devoção a santa, o povo acompanhou, após o primeiro Oitavário, a Santa Missa presidida pelo Frei Gustavo Medella, Vigário provincial, que também representou Frei Paulo Roberto Pereira, Ministro Provincial da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil. O frade iniciou a celebração cantando ‘Tocando em frente’, do cantor e compositor Almir Sater, e espontaneamente os fiéis cantaram junto com o sacerdote.

A celebração foi acompanhada pelo Frei Luciano Lopes e Frei Eduardo Vely de Mesquita, da Província de Santa Cruz (MG). Da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil estavam: Frei Felipe Carretta, Frei Vinícius de Oliveira Betim, Frei Pedro Engel, Frei Gabriel Dellandrea, Frei Djalmo Fuck e Frei Augusto Luiz Gabriel.

Em sua homilia, o frade destacou o Domingo de Páscoa e a relação desse dia com a presença de Maria na vida de Jesus Cristo e, ao mesmo tempo, a relação do tema da Festa da Penha com o chamado que a Mãe de Deus faz para a humanidade, relacionando sua figura materna com o movimento da caminhada para a salvação. “É Nossa Senhora em movimento! Mesmo movimento que permitiu ao Filho de Deus vencer a frieza e a dureza do sepulcro de pedra para ressuscitar! Movimento que fez Maria Madalena levantar muito cedo na manhã medrosa de um dia em que apenas lhe restava cuidar com carinho da sepultura d’Aquele de quem ela era discípula. Movimento potente, expansivo, contagiante, surpreendente, partilhado com os discípulos Pedro e João, que os coloca e marcha imediata para testemunhar a verdade que lhes preencheu o coração: ‘O Senhor está vivo! Ele ressuscitou!'”, exclamou.

Frei Gustavo ainda falou sobre o sentido do movimento que coloca a Igreja em Caminhada, como a relação do estar junto, do viver em fraternidade, de ser discípulos junto com Maria de ser promotor e promotora da paz, além do movimento feito pelos devotos. “A Festa da Penha, você já sabe, é a Festa da Caminhada: das romarias, do sobe e desce da ladeira, dos encontros e abraços, da acolhida e da renovação da esperança. E é nesta força que, em nome da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil e dos Frades que doam sua vida caminhando o ano inteiro com os devotos de Nossa Senhora da Penha, que desejo acolher a cada um”, afirmou.

O prefeito de Vila Velha, Arnaldo Borgo Filho e a primeria-dama, Andressa Barcelos; assim como o Secretário Cultura e Turismo, Roberto Patrício Júnior e esposa participarem do primeiro Oitavário. A programação da noite foi encerrada com apresentação do Concerto da Penha.

Público se emociona e vibra na primeira atração noturna da Festa da Penha

O público vibrou, bateu palmas e pediu bis, encantado com a apresentação do Concerto da Penha no primeiro dia da Festa da Penha 2024. O show, que reuniu feras da música capixaba, embalou toda a família neste domingo de Páscoa (1) no Campinho do Convento da Penha.

O Concerto da Penha, formado por 16 músicos que apresentaram um repertório variado, logo após a Primeira Missa do Oitavãrio em preparação ao Dia de Nossa Senhora.

O Concerto da Penha é formado pelo maestro Sanny Souza; os solistas  Adalgisa Rosa, Licio Bruno, Max Petronio e Samuel Barbosa; e backing vocals Luana Shaeffer, Sara Liquer, Abner Hubner e Carlos Kelert. São feras do mundo da música, como a Adalgisa Rosa, cantora, produtora cultural, diretora cênica e regente coral. Max Petronio, que iniciou na música aos 5 anos de idade, cantando nas igrejas de sua região e aos 16 anos foi vencedor do concurso Jovens Talentos, do Programa Raul Gil. Licio Bruno, que é um dos mais célebres e premiados artistas brasileiros. Atua junto às principais orquestras e teatros do nosso país, tendo interpretado mais de 80 personagens em óperas de diferentes autores e estilos, no Brasil e no exterior.

Entre as músicas do repertório, estavam Oração de São Francisco, o hino Sonda-me, My Way – sucesso de Frank Sinatra e muitos outros. As atrações noturnas continuam durante a semana. Entre segunda-feira, dia 1º, a quinta-feira, dia 4, as apresentações acontecem às 19h30, no Campinho do Convento: Espetáculo as 7 Alegrias de Maria; Padre Diego Carvalho e Suely Façanha; Padre Joãozinho e orquestra de violões Cordas & Acordes; e Ziza Fernandes e Padre Anderson Gomes estão entre as atrações. Também às 19h30, mas dessa vez no Parque da Prainha, na sexta-feira, dia 5, será a vez das Mães Que Oram Pelos Filhos com Eliana Ribeiro, cantora capixaba evangelizadora de renome nacional, que fará uma participação também na Vigília da Juventude, domingo, dia 7.

A Festa da Penha começou neste domingo de Páscoa, dia 31, e vai até dia 8 de abril. Ela está entre os maiores e mais antigos eventos religiosos do Brasil, de grande relevância na identidade e na cultura do povo capixaba. É uma realização da Mitra Arquidiocesana de Vitória, Convento da Penha e Associação dos Amigos do Convento da Penha, e correalização da Prefeitura de Vila Velha.

Tem apoio institucional da Prefeitura da Serra e da Prefeitura de Cariacica, apoios da TV Gazeta, A Gazeta, Café 3 Corações e TVE. Copatrocínio da Unimed; Patrocínio Master da ArcelorMittal; e patrocínio do Banestes, Cesan, Atlântica Petróleo, Extrabom Supermercados, Javé Construções e Incorporações, Shopping Vila Velha, Vale e Instituto Cultural Vale. O evento é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), da Secretaria de Estado da Cultura.

X