Festa da Penha 2021 manterá formato virtual e interativo

Compartilhe:

Tema da festa e imagem lúdica de Nossa Senhora para o evento também foram apresentados nesta sexta-feira (11)

Paz e Bem!

A próxima edição da Festa da Penha, que acontecerá entre os dias 04 e 12 de abril de 2021, seguirá mantendo os cuidados por causa da pandemia do Novo Coronavírus. A organização anunciou, na manhã desta sexta-feira (11/12), que irá realizar eventos na programação para um número reduzido de pessoas, conforme avaliação das autoridades de saúde à época. Assim como também manterá o formato virtual e interativo, iniciado na última edição da Festa.

“Sabemos que os tempos atuais não favorecem planejamento a longo e médio prazo, porém, não se pode descuidar da necessária organização da maior festa religiosa do Espírito Santo e uma das três principais festas marianas do Brasil. Por isso reunimos hoje parceiros, apoiadores e imprensa para anunciar nossos primeiros passos para o evento”, disse Frei Paulo Roberto Pereira, Guardião do Convento, em anúncio feito durante reunião virtual.

Para a próxima edição, o formato virtual e interativo será privilegiado, havendo atividades presenciais em número reduzido e conforme avaliação das autoridades de saúde à época da Festa.

O Guardião explicou que, entre as atividades virtuais e interativas, será mantido diariamente o Programa “Salve Mãe das Alegrias”, ao vivo, com notícias, entrevistas e variedades, em um formato inovador, mas com marca da devoção expressiva capixaba. A Recitação do Terço e a Consagração à Nossa Senhora também serão realizadas diariamente em formato online pelas redes sociais, assim como as Celebrações da Eucaristia e transmissões das missas vespertinas.

“Já as atividades presenciais, como a abertura do Oitavário e a Missa de Encerramento, entre outras, acontecerão com controle de público, em número de participação conforme orientação das autoridades sanitárias. Mas toda a programação, inclusive a que tiver público, será transmitida em nossas redes e nos canais dos veículos de comunicação parceiros do evento”, destaca Frei Paulo.

O frade garantiu ainda que a festividade da padroeira do Espírito Santo não deixará de ser um momento marcante para a fé católica, pelo contrário, será ocasião ainda mais oportuna para elevar a prece, a súplica pelo fim da pandemia, através da intercessão de Nossa Senhora da Penha. Segundo ele, “ainda é tempo de cuidar, ainda é momento de espalharmos o cuidado, sobretudo por todos os que estão sofrendo com essa doença”.

Imagem Lúdica

Outra novidade é a presença da imagem de Nossa Senhora da Penha mais lúdica, elaborada para estar presente nas peças de comunicação alusivas à Festa com a finalidade de criar empatia com o público de todas as idades, em especial os mais jovens.

Tema remete ao uso das máscaras

O tema da Festa da Penha 2021 é “Vosso olhar a nós Volvei”, em alusão ao canto tradicional da devoção Mariana e ao poder do olhar misericordioso de Nossa Senhora sobre nosso povo.

A escolha, segundo Frei Paulo, se faz propícia no cenário atual, em que devemos renovar os votos de fé para que nossa padroeira interceda por nós. Mas também tem outro significado nesse período de pandemia.

Em tempos de rosto coberto pela máscara, sinal de cuidado e prevenção, o olhar adquire relevância especial. Neste “novo normal”, mascarado e com distanciamento, os olhos reforçam sua missão própria de serem o “espelho da alma” e, através deles, as pessoas aprendem a sorrir, a acolher, a cumprimentar, a abraçar, a demonstrar afeto e atenção.

“Os olhos são provocados a abandonar a cultura da indiferença e da invisibilidade para se tornarem caminho de encontro, comunhão e aproximação entre as pessoas. O olhar de Nossa Senhora em seus diversos ensinamentos também estará presente nos temas escolhidos para o Oitavário durante os dias de homenagens à Padroeira”, adianta.

Para o Secretário de Evangelização e Vigário Provincial da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil (uma das instituições responsáveis pela realização da Festa), Frei Gustavo Wayand Medella, as festividades de Nossa Senhora da Penha terão a identidade do olhar como característica, “já que estamos todos mascarados, tivemos que aprender a abraçar com o olhar, a sorrir com o olhar. Um olhar diferente, um olhar de recomeço, por isso a temática do olhar para a Festa da Penha no ano que vem, um olhar de ternura e compaixão”, destaca.

Formato Digital

Ao completar 450 anos de existência, em 2020, a Festa da Penha, maior evento religioso do Espírito Santo e uma das maiores festas marianas do País, precisou se reinventar. Em um tempo recorde de pouco mais de 15 dias, foi produzida e realizada a Festa em novo formato, pela primeira vez em sua história totalmente virtual e interativo.

Durante o evento, foram mais de 1.338.220 interações nas páginas das redes sociais do Convento, com participações de diversas cidades do Estado, do Brasil e até de países do exterior.

Mais cerca de 600 matérias foram veiculadas nos diversos veículos de imprensa do Estado – sempre parceiros desta manifestação de fé popular – e do País, incluindo transmissões ao vivo da nossa programação.

As Rádios América FM 91,1 e AM 690, Espírito Santo AM 1160, rádios das Dioceses e TV Educativa do Espírito Santo transmitiram missas, celebrações e momentos de oração durante toda a programação da Festa da Penha 2020.

Numa ampla parceria com A Gazeta, foi realizada, entre outras ações, a Romaria das Famílias, com a imagem de Nossa Senhora da Penha percorrendo as ruas da Grande Vitória em mais de 50 quilômetros com testemunhos de fé e devoção transmitidos ao vivo.

Ao todo, para divulgar a Festa, foram 25 horas de transmissões ao vivo, 90 matérias e mais de duas horas de reportagens de A Gazeta e G1/ES, incluindo matéria no Jornal Nacional. “O formato virtual e interativo é um caminho sem volta para o futuro e na forma de divulgar o Evangelho e o amor de Nossa Senhora das Alegrias”, avaliou Frei Paulo.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X