FAUNA E FLORA: A biodiversidade presente na mata do Convento

Compartilhe:

Paz e Bem!

O Convento da Penha é um Santuário Franciscano localizado no alto de um penhasco de 154 metros de altitude e aproximadamente a 500 metros do mar. Ostentando um belíssimo visual, rodeado por um imponente território de Mata Atlântica, desde 1558, o local é também um Santuário da Natureza. Abrigando centenas de espécies de diferentes animais, além de uma rica diversidade de plantas e árvores. Atualmente é o mais importante “pulmão verde” da cidade de Vila Velha e um dos mais necessários do Espírito Santo.

A faixa de Mata Atlântica existente no Convento de Nossa Senhora da Penha hoje, é totalmente preservada e cuidada pelos Frades Franciscanos. Há uma grande variedade de flora e fauna em mais de 50 hectares (o que corresponde a mais de 50 campos de futebol). Mas nem sempre foi assim. Na segunda metade do século XX, a mata da Montanha Sagrada estava bastante devastada. Foi a partir de 1970 que começou a preocupação com o reflorestamento do morro, com o plantio de árvores nativas, reprodução de pássaros e animais deste tipo de ambiente e etc. Milhares de mudas de árvores nativas foram plantadas, fazendo com que atualmente o verde da flora realce o branco das paredes do Convento no Alto da Penha.

No Santuário da Natureza, preservado pela fraternidade, são encontradas quase todos os tipos de plantas e árvores de características da Mata Atlântica. Além de muitas espécies de répteis, como as cobras (jiboia, coral, cascavel…), sapos, diversos insetos, aranhas, escorpiões, abelhas e etc… E não para por aí, o Convento possui ainda um gigantesco acervo natural de pássaros, sendo centenas já catalogados. As figuras mais avistadas no Convento são os macaquinhos saguis, os urubus, os gambas, esquilos, “bichos preguiça” entre outros.

Já foi possível perceber que o Convento possui talvez a mais rica e preservada área de Mata Atlântica do estado. O cuidado com grande biodiversidade e com toda a criação é um ensinamento do Patrono da Ecologia, São Francisco de Assis. E hoje, dia 22 de maio, comemoramos o Dia Internacional da Biodiversidade, uma data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), que tem o objetivo de conscientizar a população mundial sobre a importância da diversidade biológica, além da necessidade da proteção da biodiversidade em todos os ecossistemas da Terra.

O Programa Ecos do Convento é uma iniciativa de preservação permanente que surgiu com a com a reflexão sobre as situações cotidianas vivenciadas pelos freis do Convento e também pelos visitantes do Convento da Penha. Neste intuito, o programa foi criado afim de “ecoar, lançar ecos”, de boas ações, de atitudes efetivas em prol da conscientização, para uma sociedade mais consciente e um meio ambiente sustentável. Na prática, o programa atua no cuidado com a mata do Convento e com os animais que moram no Santuário da Natureza.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X