Faltam 60 dias para a maior expressão de fé dos capixabas

Compartilhe:

Foto: Douglas Genoino / 13ª Procissão Fotográfica - FAESA

Paz e Bem!

Está chegando a hora! Faltam apenas dois meses para o início da maior festa religiosa dos capixabas, a Festa em honra, louvor e devoção à Nossa Senhora da Penha. Ela tem início sempre no Domingo de Páscoa, celebração esta que plenifica uma das Sete Alegrias de Maria, quando a Mãe vê Cristo Ressuscitado (Sexta Alegria de Nossa Senhora). Alegria é o sentimento que enche o coração de tantos povos, tantas gentes, há centenas de anos.

Frei Pedro Palácios, franciscano leigo que fundou o Convento da Penha, antes de fazer sua páscoa, no ano de 1570, iniciou aqui em terras Espírito-Santenses esta festa que se tornou muito popular em nossos dias. A Festa da Penha tem origem novamente na devoção à Nossa Senhora das Alegrias. A Festa tem duração de 9 dias, ou seja, inicia no Domingo da Páscoa e culmina na segunda-feira encerrando a Oitava da Páscoa.

O coração de uma mãe se alegra por tantas maravilhas, tantos dons, tantas realizações na vida de um filho. Com Maria Santíssima não seria diferente. A Igreja faz questão de recordar agradecidamente alguns momentos em que o coração da Mãe Maria se encheu plenamente de alegria. Esses momentos trazem devoção, amor, carinho, ternura, sentimentos que comprovam o júbilo da maternidade assumida ao aceitar, conceber e criar o Salvador.

A Festa da Padroeira integra todo o Estado do Espírito Santo, abraça a todos de norte a sul. É a festa da unidade, da luz, das alegrias… A Festa da Penha é o louvor bonito do capixaba, demonstrado por meio das caminhadas, romarias, procissões, Missas, atos devocionais. Caravanas de todas as dioceses se organizam para homenagear a Mãe da Penha. As romarias a cada ano reforçam o caráter muito devocional desta festa. É expressivo o número de pessoas que participam das Romarias e de toda programação da Festa.

A cada ano, o número de fiéis tem aumentado. Estima-se que ao longo dos 9 dias, aproximadamente 2,5 milhões de pessoas participam de algum momento da festa e prestam suas homenagens à Padroeira. Neste ano, na edição histórica dos 450 anos da Festa da Penha, o dia da Padroeira passou a ser feriado estadual, ou seja, mais e mais fiéis poderão participar, sobretudo os romeiros devotos de municípios que não fazem parte da Grande Vitória.

Algumas informações importantes que não podemos esquecer:

  • Quando será a Festa da Penha? A Festa da Penha será realizada de 12 a 20 de abril de 2020.
  • Qual o tema da Festa? “Todas as gerações em chamarão bem-aventurada” (Lucas 1, 48)
  • Quando será o feriado da Padroeira? O feriado estadual neste ano será no dia 20 de abril.
  • Há quantos anos a Festa da Penha é celebrada? A Festa da Penha é celebrada ininterruptamente há 450 anos (desde 1570)
  • Quando será a Romaria dos Homens? A principal e mais aguardada Romaria, a dos Homens, será no dia 18 de abril.

A programação oficial da Festa da Penha está sendo finalizada e será divulgada no momento oportuno pela organização do evento e pela Prefeitura de Vila Velha. Toda e qualquer divulgação antecipada, fora dos canais oficiais citados, não são autorizados pela festa.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X