Paz e Bem.
Em março de 2020, a Organização Mundial da Saúde declarou a Sars2-Covid-19 como uma pandemia global. Naquela data, no mundo inteiro, havia 118.000 infectados verificados, 4.291 mortes verificadas de Covid-19 e 114 países relataram a presença do vírus. Desde então muitas pessoas morreram. Apenas no Brasil, estamos próximos da tristíssima marca de 300 mil mortes.
Uma maneira de viver o luto e celebrar a memória de tantas pessoas, foi oferecida pelos franciscanos da Província Franciscana da Imaculada Conceição, da qual o Convento da Penha faz parte. Em solidariedade às famílias que tanto sofreram (e sofrem) pela partida precoce dos seus amigos e familiares queridos, foram realizadas diversas edições da “Celebração do Abraço e da Esperança”. Diariamente, santuários, paróquias e igrejas pertencentes a esta província ofereceram oração pelos falecidos e falecidas.
No fim de 2020, algumas medidas de isolamento foram readaptadas e aos poucos o “novo normal” foi sendo estabelecido em muitos estados e com isso, a “Celebração de Exéquias” passou a ser quinzenal e no início do mês de agosto do mesmo ano, os encontros foram suspensos. Embora muitas paróquias e comunidades já tivessem retomado suas atividades presenciais e as celebrações em memória dos falecidos, os velórios e cerimônias de despedidas continuaram com muitas restrições.
Novas medidas precisaram de ser novamente tomadas, especialmente nos estados onde a ocupação dos leitos de UTI atingiram o limite, onde ocorre um colapso na saúde. Ainda são tempos de tristeza de milhares de pessoas que nem podem se despedir de seus entes queridos, vítimas do Covid-19 e também de outras causas. Por parte das autoridades federais, pouco se tem feito para conter o acelerado avanço da doença, que, a cada dia tem exterminado mais de duas mil vidas.
A descrição deste triste cenário foi sentida na pele, vivida pelas mais de 300 mil famílias que perderam seus entes queridos vitimados pela covid-19. Outras tantas pessoas faleceram em função de outras doenças ou outros motivos, e ainda assim, não puderam ter suas despedidas de forma digna, como muitos familiares desejavam proporcionar.
Uma vez por mês, a fraternidade do Convento da Penha realiza uma Missa em memória dos Falecidos. O objetivo dos frades é trazer esperança, conforto, palavras de solidariedade e alento às famílias que choram pela perda de seus entes queridos e não tiveram sequer a oportunidade de velar, de realizar cerimônias com despedidas, especialmente por aqueles que faleceram durante a pandemia (não apenas pela covid-19).
O Convento da Penha se une aos familiares com compaixão e ternura, abraçando, ainda que virtualmente, as mães, pais, filhos, maridos, esposas, pessoas que tanto sofreram com a saudade, rogando à materna proteção de Deus por aqueles que nos antecederam na glória dos céus. Somos compassivos com a dor do que sofre.
A Missa em memória dos Falecidos será nesta quarta-feira (24/03), às 15h, com transmissão ao vivo pelo Facebook, Instagram e YouTube do Convento da Penha. Para participar da homenagem, é necessário enviar uma foto do falecido, o nome completo e a data do falecimento para o NOVO WhatsApp (27) 99731-9450. As intenções podem ser enviadas até às 23h desta terça (23).