Exposição Virtual de Presépios

Compartilhe:

Paz e Bem!

Numerosos e variados sãos os grupos escultóricos que representam o Nascimento de Jesus. A esta representação deuse o nome de presépio (praesepium) – palavra de origem hebraica que significa: “manjedoura dos animais” ou “estábulo dos animais”. A cena que vemos no presépio, é uma narrativa bíblica e que foi construída a partir dos relatos dos evangelhos de Lucas e Matheus, dos livros dos profetas Isaías e Habacuc, bem como nas lendas e na liberdade criativa dos artistas que com habilidade inseriram entre outros, elementos regionais.

A representação do Nascimento de Jesus foi registrada em relevos do século III e IV. As primeiras
representações narram o Menino Jesus com Maria e José, ou apenas o boi, o jumento e o Menino deitado na manjedoura, e também, o Menino sendo adorado pelos Reis Magos. Muito poucos são os exemplares da representação desse episódio nos primeiros anos do cristianismo. Certamente foi com São Francisco de Assis que iniciou a tradição de montar os presépios. Foi na noite de 1223, na cidade italiana de Greccio, que Francisco celebrou o Natal e, pela primeira vez, “encenou” o Nascimento de Jesus. Os biógrafos citam a cena da noite preparada com tochas, numa gruta em que o menino estava entre o boi e o jumento. A criativa encenação de São Francisco agradou e se tornou conhecida pelo mundo inteiro, sobretudo a partir do século XVIII, com o presépio napolitano. Graças à divulgação e propagação desse acontecimento em grande parte, aos franciscanos, essa tradição vem também de modo particular das famílias de origem italiana, espanhola e portuguesa.

Desde 2015, o Convento Santo Antônio realiza todos os anos, uma exposição inédita de presépios que fazem parte do acervo chamado Coleção Franciscana de Presépios, atualmente em processo de inventário e catalogação de aproximadamente 800 conjuntos, cuja guarda está localizada em uma reserva técnica no Seminário Frei Galvão, em Guaratinguetá (SP).

“Com o surgimento da pandemia de covid-19 e todas as suas consequências trazidas com o distanciamento social e os riscos de novas infecções, este ano a já tradicional Exposição Franciscana de Presépios, do Convento Santo Antônio RJ, é apresentada de forma virtual, em meio digital, nas redes sociais da Ordem. Foram selecionadas 21 obras, cuja sequência é iniciada com a escultura Menino Deus, em madeira, do século XVIII, passando por conjuntos de Sagrada Família e presépios, até a última obra, que é uma matriz de gravura em metal, do século XX, que retrata algumas cenas da Adoração dos Reis Magos. Desta forma, apesar de todas as adversidades do tempo em que vivemos, reunimos forças e interesses curatoriais para levar esta mensagem de amor e esperança encontrada nos presépios, a um número maior de pessoas”, afirma o curador da exposição Marco Antonio Teobaldo.

👇🏿 Clique no link abaixo para visualizar a Exposição Virtual completa. 👇🏿

Exposição Virtual Presépios 2020

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X