“Evangelização e Missão” são as principais abordagens do terceiro dia do Capítulo Provincial

Compartilhe:

Paz e Bem.

Nesta manhã do dia 6 de novembro, quarta-feira, no terceiro dia do capítulo, após o café, às 8h, os capitulares se reuniram para a Celebração Eucarística. Às 9h, os trabalhos de reflexão sobre a Vida da Província começaram. Os frades capitulares debruçar-se-ão hoje sobre Eixos temáticos da Evangelização: comunicação, educação, missões, paróquias e santuários, solidariedade e JPIC e juventudes.

No primeiro momento foi feita uma motivação de cerca de 20 minutos, com a reflexão de Frei Almir Ribeiro Guimarães que, a partir dos eixos temáticos da evangelização, lançou um olhar sobre o nosso modo de ser e estar na evangelização e na missão: “Ide e evangelizai”. As considerações partiram das propostas dos últimos três anos, fundamentadas no último capítulo ocorrido em novembro de 2021, indo ao encontro da temática do capítulo deste ano que apresenta três verbos ou “atitudes”: “Rever, Atualizar e Anunciar”.

Hoje a realidade é multi e pluri em todos os sentidos. Por isso mesmo torna-se desafiador o jeito de estar nas paróquias e santuários, com a juventudes, com os mais necessitados. Hoje somos cada vez mais desafiados e convidados a estar nos lugares de fratura social.

Diante disso, certas questões se fazem necessárias para orientar as reflexões deste dia:

  • Qual é o nosso jeito de ser e estar nestes lugares: paróquias, santuários, com a juventude etc.?
  • Como podemos evangelizar ao jeito Franciscano?
  • Qual é o jeito franciscano de estar nas mídias sociais?

Aliás, estes questionamentos encontram respaldo na liturgia proposta para hoje, no Evangelho segundo São Lucas (Lc 14,25-33), onde Jesus pergunta: “qual de vós, querendo construir uma torre, não se senta primeiro e calcula os gastos, para ver se tem o suficiente para terminar? Ou ainda: Qual o rei que ao sair para guerrear com outro, não se senta primeiro e examina bem se com dez mil homens poderá enfrentar o outro que marcha contra ele com vinte mil?”. 

As respostas talvez não sejam definitivas, mas, com certeza, deverão deixar inquietudes para a Fraternidade Provincial. E como dizia Sêneca: “Viver não é esperar que a tempestade passe, mas apreender a dançar no meio da chuva”. Para evangelizar de verdade será preciso aprender os passos atuais. Bem como será preciso “uma paixão pelo Amado”, que a cada dia nos convida a rever a nossa caminhada com Ele, com bacias e toalhas para lavar os pés uns dos outros, “pois é Deus que realiza em vós tanto o querer como o fazer, conforme o seu desígnio benevolente” (Fl 2,14). Assim sendo, sentar e examinar os projetos será a grande tarefa.

No segundo momento, isso é, a partir das 9h30 tivemos apresentação dos Eixos de Evangelização: Comunicação, sobre responsabilidade do Frei Volney Berkenbrock; o da Educação, com Frei Daniel Dellandrea; Paróquias e Santuários, com Frei Junior Mendes. Estas apresentações e a sua apreciação nos Grupos de Reflexão se estenderão até o final da manhã, em seguida será a pausa para o almoço. Os capitulares retornarão às atividades a partir das 14h30. À tarde as atenções estarão voltadas para os Eixos de Solidariedade e JPIC, com Frei José Francisco de Cassia dos Santos; Missão, com Frei Ivair Bueno de Carvalho; e, finamente, a Juventude, com José Raimundo de Souza. Com efeito, a dinâmica será a mesma: apresentação e apreciação dos Projetos pelos Grupo de Reflexão. O término dos trabalhos está previsto para às 17h15 e, depois, a oração da tarde, às 18h30. As apresentações das propostas e sua votação está prevista para amanhã às 9h30.


Fonte: Portal franciscanos.org.br (Frei Elias Hebo Luís e Frei Rodrigo da Silva Santos)

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X