Estágios Vocacionais “mergulham” a Província no Ano Vocacional

Compartilhe:

Quando assistimos competições olímpicas, na modalidade de natação, logo ficamos admirados com a rapidez com que os atletas, por meio de braçadas, cumprem um percurso. O mergulho é um “flash”. Porém, para aquele que se projeta na água, esses gestos são bem mais prolongados. Isso porque ele precisa realizar esse mergulho várias vezes, por muito tempo, para aprimorar as melhores técnicas. No mergulho da competição está contida a infinidade de vezes que o atleta se dedicou em treinar.

E mesmo sem ter dado uma braçada sequer, 24 jovens fizeram uma experiência de “mergulho” no carisma franciscano. Por meio dos Estágios Vocacionais que aconteceram em Guaratinguetá/SP (11 – 15/11) e em Ituporanga/SC (17-20/11), os participantes puderam se projetar para “águas mais profundas” do chamado do Senhor e buscar a graça do discernimento e da reflexão sobre o modo de vida franciscano. Esta ocasião, para muitos, é uma das primeiras braçadas no “mar” do ser frade menor, que aos poucos, no cotidiano, vai sendo cada vez mais assimilado pela pessoa que se coloca à disposição do chamado do Senhor.

E esse mergulho se deu por meio da imersão completa naquilo que há de muito sagrado: a rotina. Experimentando um pouco do dia a dia de uma casa de formação, eles puderam observar o modo franciscano de rezar, de conviver, de trabalhar, de evangelizar e formar. E por mais que tenha sido um mergulho rápido, puderam aprofundar ainda mais o que significa abraçar a vida religiosa consagrada, refletindo sobre a vocação de São Francisco, os votos religiosos e a organização da Província e da Ordem.

Além disso, os corajosos que se lançaram tiveram oportunidade de se refletir sobre uma realidade vasta, bela e misteriosa: a própria história. Durante o período de estágio, portanto, tiveram ocasião para revisitar a sua vida, escrevê-la, identificando o que já vivenciado. Por meio de dinâmicas puderam evidenciar traços de sua personalidade, partilhar potencialidades da sua caminhada, bem como medos e dificuldades, inclusive com a ajuda de profissionais da área da saúde mental.

E esta experiência de estágio mergulha a nossa Província Franciscana no Ano Vocacional, que em 2023, quer refletir sobre o tema “Vocação: Graça e Missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (Lc 24, 32-33). Por isso, nas duas ocasiões, durante as celebrações, foi recordada a importância de valorizar, apoiar e rezar pelas vocações. Em Guaratinguetá tal motivação se deu na celebração dominical com o povo que costumeiramente participa das atividades do Seminário Frei Galvão. Em Ituporanga esta ocasião foi acrescida com uma bonita celebração com expressiva presença de jovens, que aceitaram o desafio de participar da missa e depois subir os mais de 400 degraus que levam até uma imagem de Nossa Senhora de Lourdes, Santuário recém-construído próximo da Igreja Matriz Santo Estevão, onde foi a Celebração Eucarística.

Portanto, com esta motivação de rezar pelas vocações, peçamos ao Senhor da messe que conduza bem os nossos irmãos que deram esse primeiro mergulho na vida religiosa franciscana. Que saibam discernir bem o seu chamado, aprimorem suas braçadas, para atingir com ainda mais rapidez e perfeição a meta que é Cristo. E que este ano vocacional possa impulsionar na Igreja a coragem de mais e mais irmãos que irmãs que se projetem nesse mergulho, “avançando para águas mais profundas” do chamado do Senhor.


Fonte: portal franciscanos.org.br | Frei Gabriel Dellandrea

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X