Sabemos que era um humilde carpinteiro (cf. Mt 13, 55), desposado com Maria (cf. Mt 1, 18; Lc 1, 27); um «homem justo» (Mt 1, 19), sempre pronto a cumprir a vontade de Deus manifestada na sua Lei (cf. Lc 2, 22.27.39) e através de quatro sonhos (cf. Mt 1, 20; 2, 13.19.22). Depois duma viagem longa e cansativa de Nazaré a Belém, viu o Messias nascer num estábulo, «por não haver lugar para eles» (Lc 2, 7) noutro sítio. Foi testemunha da adoração dos pastores (cf. Lc 2, 8-20) e dos Magos (cf. Mt 2, 1-12), que representavam respetivamente o povo de Israel e os povos pagãos.
Paz e Bem.
O trecho acima, extraído da Carta Apostólica “Patris Corde – Com coração de Pai”, escrita pelo Papa Francisco, por ocasião dos 150 anos da declaração do Esposo de Maria como Padroeiro da Igreja Católica, refere-se ao Pai Adotivo de Jesus, São José, o simples e honesto José. Além de Pai de todos nós, o Bom José é também modelo de santidade para todos os homens, especialmente aqueles que cultivam a experiência dos mistérios do Terço.
O Terço dos Homens tem como objetivo, em sua essência, reforçar o papel do homem na família e na sociedade. Nas Ave Marias que repetimos, falamos do amor, da ternura, da compaixão, da empatia e sobretudo no cuidado consigo mesmo e com o próximo. Ser homem do terço, portanto, é ser como São José. Praticar no dia a dia o amor reverente ao próximo. Desta forma, a coordenação estadual do Terço dos Homens-ES vai realizar mais uma edição da oração do Terço dos Homens no Convento, o encontro mensal dos tercistas no Santuário de Nossa Senhora da Penha.
As preces dos homens do terço que participam das orações do Rosário, a partir do Convento da Penha, se unem aos incontáveis fiéis que rezam em casa, pelas redes sociais. Todos encontram na meditação dos mistérios do Rosário as melhores e mais sinceras formas de devoção a Maria e a São José.
Os homens do terço quase o ano passado inteiro subiram ao Convento todas as terças-feiras e por isso nós até repetimos o bordão: ‘toda terça tem terço’. A iniciativa foi muito proveitosa, frutuosa, e por isso foi criado o Grupo Virtual do Terço dos Homens, no entanto, a medida em que as comunidades foram voltando a ter atividades presenciais, os grupos de terço começaram a se reunir presencialmente. Para não perder esta iniciativa tão bonita, a fraternidade do Convento junto com coordenação estadual do terço decidiu que mensalmente a oração do terço com os homens seria no Convento da Penha. Assim, além de toda terça ter terço, um sábado por mês os homens do terço sobem ao Convento para rezar.
Diante da grave situação de saúde e em cumprimento aos protocolos sanitários exigidos pelas autoridades estaduais, o Encontro Mensal do Terço dos Homens no Convento será realizado com um grupo reduzido de cinco homens da Paróquia São José de Maruipe, Vitória. Eles irão manter distância segura, além de utilizarem máscara e álcool durante todo o evento virtual.
Não se esqueça! O encontro será neste sábado (20/03/2021), a partir das 14h, logo após a Santa Missa, que também é transmitida pela internet às 15h. Nas intenções, os tercistas vão rezar pelo fim da pandemia, principalmente para que seja resolvida a questão da vacina. Pela intercessão de São José, o Padroeiro Universal da Igreja Católica, os fiéis também rezarão pelas famílias, especialmente as flageladas pela violência e pela dor da saudade de seus entes queridos vitimados por diversas circunstâncias.
Serviço
🗓 20/03/2021 (sábado)
⏰ 14h a reza do Santo Terço e em seguida, às 15h a Santa Missa.
📍Convento da Penha, Vila Velha
📱🖥️ Acompanhe pelas redes sociais oficiais do Convento: Facebook (clique aqui), YouTube (clique aqui), Instagram (clique aqui)
Se for assistir pelo YouTube, utilize o link abaixo.