Paz e Bem!
Uma noite de luz, alegria, emoção e celebração. A noite do Natal da Paz e do Bem, realizada no Convento da Penha, nesta quinta-feira (20 de dezembro), reuniu no Campinho cerca de 800 pessoas. O maior símbolo religioso, histórico e turístico do Espírito Santo recebeu a primeira noite do fascinante evento celebrando o nascimento de Jesus. Com show de música, projeções artísticas e inauguração do presépio.
O evento teve início com a fala de um dos organizadores, o coronel José Maria, que contou um pouco como foi a ideia, o planejamento e a execução de cada detalhe. Começou explicando a inspiração franciscana de apresentar uma programação inédita de Natal na Casa da Mãe da Penha. Explicou também a relação de São Francisco de Assis com o presépio, uma tradição cristã neste período.
Em seguida, Frei Paulo Roberto Pereira, Guardião do Convento, acolheu a todos e destacou a importância do presente natalino que o Santuário dá aos capixabas que é poder contemplar a magnitude de um evento tão belo e emocionante. “Haja entre nós o desejo da fraternidade, o desejo da solidariedade. Que os sons do Natal encham de esperança a vida de todas as nossas famílias. Que a simplicidade vença toda a soberba, que os encantos da noite de Belém sustentem e revigorem todos os nossos sonhos. Que a mensagem da Noite Santa do Natal do Senhor, nos comprometa com construção de um mundo mais cheio de paz e de bem”, afirmou o Guardião.
A surpresa para os fiéis veio logo no início com a inauguração de um presépio gigante. As imagens que expressam sentimentos e provocam emoções foram esculpidas pelo artista capixaba Hippolito Alves, que também esteve presente junto com a família. Ele que já é um verdadeiro especialista em arte sacra, contou que a proposta desde a concepção da ideia até a execução e finalização das obras, foram elaboradas em dois meses e que ele tentou expressar realidade em cada detalhe. Utilizou “tom terra”, com o objetivo de aproximar a semelhança entre real e obra.
Um dos momentos mais aguardados e emocionantes foi a projeção de videoarte na fachada principal do Santuário. Além da história, foi retratada a devoção do povo capixaba, imagens natalinas mensagens franciscanas e o brilho do natal. O encanto da noite pode ser avistado bem de longe. Até mesmo pessoas que passavam pela terceira ponte puderam deslumbrar com tamanha beleza. Muitas pessoas se emocionaram e fotografaram o momento.
A festa contou ainda com a participação do Coro Vox Vitória que interpretou do canções do MPB ao repertório religioso-natalino. A apresentação foi muito bem elogiada e aplaudida pelo público.
E finalizando a noite, a Banda Sinfônica da Polícia Militar do Espírito Santo deu um show com músicas populares, religiosas e natalinas. Eles cantaram clássicos de Roberto Carlos, Whitney Houston, Guns N’ Roses, entre outras.
A organização também contou com a participação dos voluntários e amigos do Convento.
Nesta sexta-feira, haverá o segundo dia do evento, a partir das 20h30.
Confira na galeria abaixo alguns registros fotográficos.
Fotos: Zanete Dadalto, Fabiano Mazzini, Vila Produções, Cristian Oliveira.