Em meio à guerra, Frei Massimo volta à Ucrânia para rever seus confrades e o povo

Compartilhe:

Paz e Bem.

De 27 a 30 de outubro, o Ministro geral Frei Massimo Fusarelli, acompanhado por Frei Konrad Cholewa, Definidor geral para a Conferência Eslava do Norte, visitou a Ucrânia como forte sinal de solidariedade fraterna, encontrando-se com os frades da Província Arcanjo Miguel e como testemunho de proximidade com o povo ucraniano, submetido durante meses ao horror da guerra. Esta é a segunda visita do Ministro geral depois da Semana Santa.

Durante o primeiro dia, Frei Massimo e Frei Konrad visitaram a Cúria Provincial dos Frades Menores em Zhytomyr, onde tiveram a oportunidade de ver com seus próprios olhos a destruição causada pela guerra: uma escola destruída por mísseis russos e um dormitório civil atingido por bombas aéreas. À noite, o Ministro encontrou-se com os frades da Fraternidade local, incentivando-os a permanecerem próximos das pessoas em dificuldade. O Ministro provincial, Frei Daniel Botvina, mostrou os espaços que podem ser utilizados pelos refugiados que fogem da guerra que afeta especialmente o Leste da Ucrânia.

No dia seguinte, a visita foi em Shargorod, onde Frei Massimo teve a oportunidade de ver a maioria dos frades da Província, a quem dirigiu sua mensagem de paz e abençoou solenemente o Convento que os frades vêm construindo há vários anos. Durante a Santa Missa, presidida na paróquia local dos Frades, o Ministro expressou sua admiração pela coragem do povo ucraniano e pediu orações pela paz, dizendo, entre outras coisas: “A força que nos dá Jesus sustente a todos, queridos irmãos e irmãs, que vivem nesta terra atormentada e agredida: que os ajude a caminhar em comunhão  e em profunda união com o vosso povo, evitando tudo o que vos possa afastar das condições de vida de todos e dispostos a partilhar as alegrias e as esperanças, as ansiedades e as incertezas, as questões de todos”.

Os frades, juntamente com o prefeito de Shargorod, também mostraram aos convidados da Cúria Geral a Via Sacra, única na Ucrânia, que eles estão construindo graças aos benfeitores católicos ucranianos. Depois de visitar as capelas da Via Crucis, Frei Massimo e Frei Konrad visitaram o cemitério para rezar junto aos túmulos dos soldados ucranianos mortos na guerra que ainda faz tantas vítimas. O encontro com aqueles que perderam seus filhos e netos jovens foi muito emocionante.

No dia seguinte, o Ministro e o Definidor Geral foram ao convento de Rava Ruska, onde, depois da Santa Missa celebrada com os paroquianos, abençoou o convento e se encontrou com outros frades da Província, ouvindo suas experiências de ajuda aos refugiados de guerra e exortando-os a serem testemunhas de paz e misericórdia com aqueles que não têm nada para viver com dignidade. Durante a homilia em Rava Ruska, acrescentou: “O momento difícil que estamos vivendo não nos impede de ver Jesus, além disso, pode ser uma grande oportunidade para encontrá-Lo e crescer na fé. Com humildade e confiança”.

Ao final de cada homilia, Frei Massimo assegurou aos paroquianos que levaria suas saudações ao Santo Padre, Papa Francisco, com quem teria uma audiência no  31 de outubro.

No último dia, de volta à fronteira com a Polônia, Frei Massimo e Frei Konrad também passaram por Lviv para almoçar com Dom Mieczysław Mokrzycki, Arcebispo Latino de Lviv, e ouvir seu testemunho sobre o tempo que viveram na guerra.

Os Frades Menores da Província Ucraniana de São Miguel Arcanjo agradeceram sinceramente ao Ministro e ao Definidor Geral da Ordem a coragem e a solidariedade com o povo ucraniano e expressaram sua alegria por poder recebê-los na Ucrânia apesar das difíceis condições da guerra.


Fonte: www.ofm.org (via franciscanos.org.br)

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X