Paz e Bem!
Celebramos neste 2º Domingo da nossa caminhada quaresmal, a Transfiguração do Senhor, que nos ajuda a compreender o amor infinito do Pai por toda a humanidade. O acontecimento de Jesus que se transfigura no monte leva-nos a compreender melhor inclusive a sua Ressurreição. Para entender o mistério da cruz, é necessário saber antecipadamente que Aquele que sofre e é glorificado não é apenas um homem, mas é o Filho de Deus, que nos salvou com o seu amor fiel até à morte.
É revelado aos discípulos que estavam com o Senhor, de modo enfático, a paixão que Jesus iria sofrer. Enquanto Jesus busca prepará-los para o momento decisivo de sua luta contra o mal, Pedro fica fascinado pelo momento que vive, fica deslumbrado, e propõe a estabilidade, a acomodação através da construção de tendas, no desejo de se abrigarem.
No entanto, Deus lhe chama a atenção dizendo para ouvir o que O Filho Amado tem a dizer. O único necessário em nossa vida é ouvir Jesus, a Palavra do Pai. A renúncia que agrada a Deus, a abnegação desejada, a penitência autêntica é colocar tudo em segundo plano e apenas Jesus Cristo como o absoluto de nossa vida.
O 2º Domingo da Quaresma nos ensina o caminho de escuta à voz do Senhor, reconhecendo no seu Filho Jesus a realização de todo o projeto de salvação.
Assista a reflexão completa do Frei Luiz Flávio Adami Loureiro