Dom Orlando: “Para ser pátria amada não pode ser pátria armada”

Compartilhe:

Gustavo Cabral / A12

Paz e Bem!

Neste dia 12 de outubro, durante a Missa Solene na Basílica Nova de Nossa Senhora Aparecida, o Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, proferiu a todo o povo brasileiro diversos ensinamentos. Ele relacionou as leituras do dia com a realidade e a conjuntura atual do país. “A Rainha do Brasil faz o pedido a Jesus: Vida para o povo brasileiro, povo católico, povo batizado, que merece ter vida humana, vida cristã e chegar a pátria definitiva”.

O Arcebispo relembrou Paulo VI ao enviar a primeira rosa de ouro ao santuário e o afeto que teve para com todo o povo do Brasil, citou São João Paulo II e o seu encontro singular com toda a nação, também Bento XVI, que em Aparecida diz ao povo brasileiro para permanecer na Escola de Maria e por fim o Papa Francisco que por aqui, ao saudar autoridades e o povo brasileiro disse: “Meus braços se alargam para abraçar a inteira nação brasileira e eu quero pedir que cada um de nós abrace o Brasil, abrace o povo”.

E a o falar de povo, Dom Orlando não esqueceu da mistura de raças que formam o povo brasileiro, pois citou índios, negros, europeus etc. Ele disse que temos de lembrar de todas elas e abraçar. Além disso, ressaltou que deve-se abraçar também as 600 mil famílias enlutadas pela Covid-19, todas as crianças pelo seu dia, pobres e autoridades para juntos poder construir um pátria amada. “Para ser pátria amada não pode ser pátria armada, para que seja uma pátria sem ódio, uma pátria, uma república sem mentira e sem fakenews, sem corrupção!”, exclamou.

Dentro deste contexto observa-se que Dom Orlando incentiva e ensina uma pátria fundamentada e aliada com a essência da Fratelli Tutti. “Pátria amada com fraternidade com a Fratelli Tutti. Todos irmãos construindo a grande família brasileira. A família deve ser um lugar de audiência. A aliança é sinônimo de amizade, uma amizade internacional, significa parceria, diálogo mútuo, empatia, união e democracia”.

Por fim, o Arcebispo conclamou os fiéis a serem todos aliados do bem comum. “Que nenhum brasileiro e brasileira possa catar no lixo, ossos para sobreviver. Aliados na verdade que liberta, aliados na justiça social que tanto agrada a Mãe que rezou: ‘os famintos serão saciados, os pequeninos serão elevados’. Aliados com a cultura do cuidado com a Terra, nossa irmã a Amazônia. Aliados na fé, no ecumenismo, no perdão tão necessário, aliados na ternura de Maria que é a grande revolução da fraternidade e da aliança”, e finalizou: “Vacina sim, ciência sim e Nossa Senhora Aparecida juntos salvando o povo brasileiro”.

Confira a homilia na íntegra abaixo:

Com informações do portal A12

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X