Dom Luiz Fernando Lisboa: “Olhar compassivo de Maria”

Compartilhe:

A Santa Missa das 20:00 do terceiro dia do oitavário (06-04), foi presidida pelo recém empossado bispo de Cachoeiro do Itapemirim, Dom Luiz Fernando Lisboa, e concelebrada pelo padre Andherson, da mesma diocese. De modo muito simples, familiar e fraterno o bispo presidiu a Eucaristia!

No início de sua reflexão, Dom Luiz demonstrou a sua alegria em estar naquele Santuário, em primeiro lugar como peregrino e depois como bispo, presidindo aquela Eucaristia”.

“Na condição de peregrino, apresento-me com o coração de filho, diante dos olhos de ternura e cheios de compaixão da Virgem da Penha. Imbuído da missão, como bispo de Cachoeiro do Itapemirim, apresento-me diante dos olhos compassivos de Maria, todas as intenções de nossa diocese e de seu amado povo”.

Continuando disse: “ O tema da Festa da Penha deste ano, ‘O nosso olhar a nós volvei’ e o tema da noite de hoje: ‘O olhar compassivo de Maria’, tem grande eco na liturgia da Palavra que acabamos de escutar. Gostaria de destacar alguns aspectos na liturgia de hoje, que nos ajudam a mergulhar no mistério de hoje. O primeiro se encontra no salmo, na afirmação ‘O Senhor pousa o seu olhar nos que confiam em seu amor’, o salmo responsorial nos revela a confiança do salmista depositada no Senhor e a sua alegria de ser atingido e acompanhado por sua infinita compaixão. Em suas palavras podemos reconhecer que apesar das dificuldades que ele passa, sente-se atingido pela bondade divina, fazendo com que todos os seus recantos sejam iluminados. 

A experiência de ser marcado pelo amor do Senhor é condição fundamental no início do caminho do discipulado missionário, foi assim que Jesus chamou seus discípulos, para que se tornassem sinais concretos deste mesmo amor, principalmente diante dos que mais precisavam. Deste modo meus irmãos e irmãs, neste tempo de grandes dores e desafios somos convidados a deixar-nos alcançar pelo olhar compassivo e misericordioso do Senhor, a fim de mantermos viva a certeza de que jamais estaremos sozinhos. Deus não nos abandona!

No texto do Evangelho, no encontro de Maria Madalena com Jesus, reconhecemos a tristeza e desolação presentes no coração daquela discípula, algo que faz com que ela não reconhecesse prontamente o Senhor. Todavia ao ouvir a voz do mestre que a chamava pelo nome os seus olhos foram iluminados e a bondade do Senhor invadiu todo o seu ser! Nasce neste momento a discípula missionária, que corre para testemunhar com palavras e a vida”. Explanou o bispo.

“Mais um ponto que queria ressaltar da liturgia de hoje, se encontra no refrão do salmo responsorial: ‘Transborda em toda a terra a bondade do Senhor’. Nestas palavras do salmo, está presente a experiência do salmista que é acompanhado pela presença do Senhor, e o encontro de Maria Madalena com o Ressuscitado. A auxílio divino nunca deixa desamparado o pequeno e o necessitado. Somente aquele que faz uma profunda experiência de ser acolhido e acompanhado pelo olhar misericordioso do Senhor, será capaz de fazer transbordar em toda a terra a sua bondade”, exortou Dom Luiz.

“O olhar compassivo de Maria é fruto de sua experiência com o Senhor misericordioso que sempre demonstra compaixão e jamais abandona os seus eleitos. Que a Virgem da Penha volte para todos nós o seu olhar compassivo e nos volte por sua intercessão ao seu filho, sinais da compaixão divina neste mundo que ainda padece tanto e sofre”! Conclui o Presidente da celebração.

Frei Pedro ao término da missa convidou a todos que continuassem na oração pelos frades que estão internados e que, continuassem acompanhando pelas redes sociais do convento a continuação do oitavário e toda a programação da Festa da Penha!

Texto de Matheus Borsoi e fotos de Isabela Ladeira

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X