Três brasileiros vão receber o pálio das mãos do Papa.
Pálio é uma veste litúrgica, faixa, feito de lã, possui cruzes bordadas em lã preta e é utilizada pelos Arcebispos. Representa também a comunhão da Arquidiocese com a Igreja de Roma. Pálio é símbolo de união dos pastores com o Pontífice.
Na foto abaixo, vemos o Arcebispo Emérito de Vitória, Dom Luiz Mancilha Vilela, e sobre os ombos uma “faixa” que é o pálio.
A cerimônia de entrega do pálio será transmitida ao vivo, com comentários em português, a partir das 09h30 locais (04h30 no horário de Brasília), pelo portal Vatican News. Após a celebração, o Pontífice conduz a oração mariana do Angelus aos meio-dia.
Delegação ortodoxa
Outra tradição nesta Solenidade é a presença de uma delegação do Patriarcado ecumênico de Constantinopla. E desta vez não será diferente.
Os ortodoxos serão guiados pelo Arcebispo Telmissos Job, representante do Patriarcado junto ao Conselho Mundial de Igrejas e co-presidente da Comissão mista internacional para o Diálogo teológico entre a Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa.
O Arcebispo Job estará acompanhado pelo Bispo de Melitene Maximos e pelo Diácono Bosphorios Mangafas. Eles chegarão a Roma na quinta-feira, 27. No dia seguinte, a delegação será recebida em audiência pelo Papa Francisco e manterá encontros com o Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos. No sábado, eles assistem à solene celebração eucarística presidida pelo Santo Padre.
A Santa Sé retribui a presença dos ortodoxos enviando, por sua vez, uma delegação a Istambul para a Festa de Santo André apostólico, padroeiro do Patriarcado, no dia 30 de novembro.
Com informações do Portal Vatican News