Dom, dádiva e alegria: Festa da Penha 2020 é apresentada aos fiéis

Compartilhe:

Paz e Bem!

Faltam pouco mais de 120 dias para o início da Festa da Penha, porém para os devotos de Nossa Senhora das Alegrias, as festividades em honra à Padroeira começaram no último sábado (07/12). O Campinho do Convento recebeu dezenas de fiéis, filhos amados da Mãe da Penha, para uma Santa Missa especial. A Celebração Solene da Imaculada Conceição com a apresentação do tema, das motivações e da marca da #FestadaPenha450anos.

Apesar da chuva fina, da instabilidade do tempo e do frio, muitas pessoas participaram. Pareciam mais que agraciados pela oportunidade de já começarem a expectativa da festa.

Frei Paulo Roberto Pereira, o Guardião, iniciou o momento refletindo a importância de resgatar a alegria de viver e conviver, sobretudo “nos tempos difíceis que estamos vivendo, em que fomos perdendo essa habilidade da alegria”. Disse também que “infelizmente fomos deixando entrar em nós a intolerância, a raiva, o medo, a desesperança… E é por isso que celebrar a Festa de Nossa Senhora da Penha, a Senhora das Alegrias, é uma urgência, uma emergência! É bom que desde agora, nos comprometamos a nos preparar, preparar nosso coração, preparar espaço nas nossas comunidades para celebrar a ALEGRIA!”. Em seguida, o Frei introduziu a primeira homenagem da noite. “Há 450 anos, Frei Pedro Palácios chegou aqui portando um grande desejo de anunciar o Evangelho, de instruir o povo na fé. Ele veio munido de um cartaz, uma estampa, uma pintura que revela o sorriso de Deus. Hoje, Frei Pedro de Oliveira, desta terra, ladeado de anjos vai entrar trazendo a figura de Nossa Senhora das Alegrias, recordando esta história bonita”. Com o canto “Frei Pedro Palácios à vila chegou…”, o frade capixaba levou o estandarte com a Imagem de Nossa Senhora das Alegrias até o altar.

Durante a Santa Eucaristia, em diversos momentos, Frei Paulo Roberto valorizou a história do Convento e da devoção trazida pelo frade espanhol. “É esse o espírito que a gente precisa cultivar: não guardar um presente só para si. Presente é dom, é dádiva, é partilha. A Festa da Penha é isso, celebrar o dom, a dádiva, a alegria.

A noite já estava muito especial, diferente e festiva, características já das próprias das celebrações no Convento. Após a Proclamação do Evangelho, os fiéis puderam ter um panorama com os números da Festa da Penha 2019, todo o gigantismo, toda proporção que a terceira maior festa religiosa do país representa. Foi exibido um vídeo de agradecimento aos patrocinadores e ao povo; após, houve a exibição de um segundo vídeo, desta vez falando das expectativas e apresentando a “marca” dos 450 anos de história da festa, diretamente associada a um objeto de devoção que todo fiel carrega nas mãos: o Rosário.

A Oração Eucarística foi feita pelo Frei Pedro de Oliveira, que antes, reuniu novamente os “corajosos anjinhos” para cantar a Ladainha de Nossa Senhora diante da Imagem do nicho central, um momento emocionante e motivacional.

Após a comunhão, mais surpresas alegraram os fiéis presentes, quando um grupo de voluntários encenaram as Alegrias de Maria. A Anunciação pelo Anjo Gabriel; a Visita a sua prima Isabel; o Nascimento de Jesus em Belém; a Adoração dos Reis Magos;

Antes de encerrar a noite, o Guardião do Convento ainda apresentou alguns produtos oficiais com a marca da Festa da Penha 2020, além de contar algumas novidades das festividades do ano que vem, como Missa no Campinho (durante o Oitavário) às 15h e às 19h.

Por fim, Frei Paulo César com a voz inconfundível, brindou a todos com canções especiais e participações do Frei Alessandro Dias e amigos da Paróquia do Rosário. Eles interpretaram “Ave Maria do Morro”, “Anunciação”, “Daqui só se leva o amor”, “Imaculada” e “Hino de Nossa Senhora da Penha”.

Confira algumas fotos da Celebração.

Colaboração: Marcos Antoniazzi

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X