Divulgado o tema para o Dia Mundial das Comunicações Sociais 2023

Compartilhe:

Falar com o coração: Veritatem facientes in caritate (Ef 4,15) é o tema da Mensagem do Santo Padre Francisco para o 57º Dia Mundial das Comunicações.

 

Depois do convite de 2022 para “Escutar com o ouvido do coração”, o tema do Dia das Comunicações Sociais de 2023 propõe “Falar com o coração”, ou – lê-se no comunicado divulgado pela Sala de Imprensa do Vaticano – “fazer isso com afabilidade, usando o dom da comunicação como ponte e não como muro”. Falar com o coração, afinal, significa “dar esperança do que há em nós.

Ou seja, mesmo as palavras, especialmente aquelas que chegam a um público para informá-las, precisam ser despojadas de uma certa “psicose de guerra” que hoje impera até mesmo entre profissionais do setor das comunicações. Assim, ano após ano, o Papa continua a propor uma visão sobre como comunicar, acrescentando cada vez uma peça à reflexão.

Falar a verdade com misericórdia

Este convite reflete o estilo comunicativo do Sínodo, que celebrará sua fase conclusiva no final de 2023. Mas há sobretudo o desejo de Francisco por um sistema midiático que saiba ir contra a corrente, sobretudo, diz a nota, “numa época marcada – mesmo na vida eclesial – por polarizações e debates exasperados que exacerbam as almas”.

Comunicação para o desarmamento integral

Como o anúncio do Evangelho – que também, afirma-se na nota, contém verdades às vezes inconvenientes de serem ditas – não pode ser feito sem misericórdia ou sem uma “participação sincera nas alegrias e sofrimentos do homem do nosso tempo, no contexto dramático do conflito global que vivemos, é mais necessário do que nunca que se afirme uma comunicação não hostil – destaca o texto. Uma comunicação aberta ao diálogo com o outro, que favoreça o “desarmamento integral”, que trabalhe para desmantelar a “psicose de guerra” que se aninha em nossos corações, como exortou profeticamente São João XXIII, há 60 anos, na Pacem in Terris. É um esforço que é pedido a todos nós, mas sobretudo aos operadores de comunicação, chamados a exercer a sua profissão como missão de construir um futuro mais justo, mais fraterno, mais humano.”

Fonte: Vatican News

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X