Divulgada a programação do 7º Encontro Estadual do Terço dos Homens

Compartilhe:

Paz e Bem!

A coordenação estadual do Terço dos Homens-ES divulgou a programação oficial da 7ª edição do Encontro Estadual que será realizado no dia 30 de maio de 2020, um ano repleto de eventos históricos e momentos marcantes, como a Festa da Penha (que celebrará 450 anos de história). O sinal verde para a preparação do encontro já havia sido dado desde o início de dezembro do ano passado, quando representantes do movimento se reuniram com o Guaridão do Convento.

O Terço dos Homens é um movimento de oração presente em várias paróquias e comunidades por todo o Brasil. Afim de meditar os mistérios da vida, paixão, morte e ressurreição de Jesus, milhões de homens se reúnem semanalmente para rezar pedindo a intercessão de Nossa Senhora. Uma vez por ano, os grupos de Terço dos Homens de vários locais do Estado se encontram no Convento da Penha, a Casa da Mãe das Alegrias. Fazem do Convento um “Santuário, fonte e berço, onde nasceu a missão dos Homens do Terço”, como diz a letra do hino do Terço dos Homens.

Em sua 7ª edição, o Encontro Estadual do Terço tem expectativa de atrair 8 mil devotos, entre eles fiéis de outras regiões e até de estados vizinhos, como grupos do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. Para agraciar ainda mais a manifestação popular de fé dos homens, o Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora e Bispo Referencial para o Terço dos Homens no Brasil, Dom Gil Antônio Moreira, estará presente pela primeira vez no evento em terras capixabas.

Dom Gil confirmou participação após convite feito pelo TH-ES. Ele reconheceu o crescimento do movimento em todo país, especialmente no Espírito Santo, onde a marca da devoção mariana já é uma característica expressiva e inconfundível.

O Arcebispo Metropolitano de Vitória, Dom Frei Dario Campos, vai presidir a Celebração da Eucaristia, que contará com a presença de padres diocesanos da Arquidiocese de Vitória e das Dioceses de São Mateus, Colatina e Cachoeiro, além da presença franciscana dos anfitriões.

Frei Paulo Roberto afirma que o Convento “lugar da piedade, da devoção e do carinho dos capixabas com Nossa Senhora, acolhe com alegria os tercistas, que a cada ano, sobem em maior número”. Para ele, a participação do Bispo Referencial do movimento na CNBB, evidencia a importância de olhar para o estado e para a devoção mariana capixaba, como uma das mais expressivas do Brasil. “O nosso povo é muito devoto de Nossa Senhora da Penha e percebemos isso principalmente na Festa da Penha. Mas nós homens mostramos além das ‘vozes grossas’ rezando as Ave Marias, o amor de cada um pela Mãe. Reunir num único lugar mais de 5 mil homens é sim algo bonito e precisa ser conhecido”, completa.

A programação do Encontro vai contar com cobertura da TV Aparecida e do Portal a12.com, além de todos as mídias do Convento da Penha.

Confira abaixo a programação oficial do VII Encontro Estadual do Terço dos Homens-ES


Programação (formato de texto)

PRAINHA
10h – Acolhida das caravanas e cadastramento dos grupos
12h – Chegada da Imagem de Nossa Senhora da Penha
12h55 – Sorteio da Imagem Peregrina
13h – Subida dos homens com a Imagem da Virgem da Penha ao Convento

CAMPINHO
14h – Saudação de Dom Gil Antônio Moreira (Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora-MG e Bispo Referencial da CNBB para o Terço dos Homens)
14h20 – Reza do Santo Terço e Coroação de Nossa Senhora
15h – Santa Missa presidida por Dom Frei Dario Campos, Arcebispo Metropolitano de Vitória
16h – Encerramento, agradecimentos, entrega da Imagem Peregrina e Consagração à Nossa Senhora.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X