Paz e Bem.
Neste fim de semana, dias 12 e 13 de novembro de 2022, a Arquidiocese de Vitória faz uma coleta específica para a Campanha Paz e Pão. Uma forma de mobilizar os cristãos católicos para a solidariedade conforme o desejo do Papa Francisco ao criar o Dia Mundial do Pobre.
Neste ano, o Papa Francisco motivou a reflexão para a sexta edição do Dia Mundial dos Pobres a partir do texto bíblico da segunda carta aos Coríntios: “Jesus Cristo fez-se pobre por vós” (cf. 2 Cor 8, 9). A intenção com o convite – tomado do apóstolo Paulo – é manter o olhar fixo em Jesus, que, “sendo rico, se fez pobre por vós, para vos enriquecer com a sua pobreza”.
Já o tema escolhido pela Igreja do Brasil para animar esta VI Jornada é “Dai-lhes vós mesmos de comer!”, em consonância com a Campanha da Fraternidade 2023, que traz o tema “Fraternidade e fome”, e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16).
Participe na sua comunidade ou na sua paróquia. Seja um doador da Campanha Paz e Pão. Escute a mensagem de nosso Arcebispo, dom Dario Campos.
A história da Jornada Mundial dos Pobres
No dia 20 de novembro de 2016, na conclusão do Ano Santo Extraordinário da Misericórdia, o Papa Francisco instituiu o Dia Mundial dos Pobres. Na mensagem de lançamento ele disse: “Este dia pretende estimular, em primeiro lugar, os crentes, para que reajam à cultura do descarte e do desperdício, assumindo a cultura do encontro. Ao mesmo tempo, o convite é dirigido a todos, independentemente da sua pertença religiosa, para que se abram à partilha com os pobres em todas as formas de solidariedade, como sinal concreto de fraternidade”.
No Brasil, nos primeiros anos, a CNBB confiou à Cáritas Brasileira a animação e a mobilização do Dia Mundial dos Pobres. A entidade, nesse período, já realizava a Semana da Solidariedade – para pensar e agir por um país justo, fraterno, igualitário, solidário e amoroso, por ocasião de seu aniversário de fundação, 12 de novembro de 1956. A partir da III Jornada Mundial dos Pobres, as Pastorais e Organismos Sociais ligados à Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Socio-transformadora da CNBB assumiram coletivamente a animação e mobilização do Dia Mundial dos Pobres.
Fonte: CNBB e Arquidiocese de Vitória