Dia de Finados: confira os horários de Missas no Convento

Compartilhe:

Paz e Bem!

Nesta quinta-feira, dia 2 de novembro, a Igreja celebra a Comemoração dos Fiéis Defuntos, é o Dia de Finados. Uma celebração em que recordamos com gratidão e fazemos memória das pessoas que vivendo em Cristo, após cumprirem a peregrinação terrena, realizaram a passagem para o descanso eterno, todos os que partiram desta vida.

Segundo a liturgia, para os que creem na salvação eterna, a vida não é tirada, mas transformada. No Corpo Místico de Cristo, as almas dos fiéis se encontram e superam a barreira da morte, rezando umas pelas outras, realizando na caridade um íntimo convívio de dons.

Durante a pandemia, os velórios e cerimônias de despedidas aconteceram com muitas restrições. Tempos de tristeza de milhares de pessoas que nem puderam se despedir de seus entes queridos, não tiveram sequer a oportunidade de velar os seus. Toda a situação atual exigiu de nós ainda mais respeito, o cuidado, atenção, oração e carinho pelos falecidos. A saudade que já era grande, tomou proporções imensuráveis.

Olhando na dimensão de fé onde Cristo, que morreu e ressuscitou, celebrar o luto, a morte, é a prática de oferecer pelos falecidos (pelas almas), nossas orações mais constantes e súplicas singulares, em especial celebrando o Santo Sacrifício da Eucaristia, que é o memorial vivo da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, Aquele que possibilitou aos que têm fé, a vida eterna. A vida que temos é apenas uma passagem, um sopro, para um dia chegarmos à promessa do Pai: a eternidade.

No Convento da Penha haverá Missas afim de rezar e recordar os entes, familiares, amigos, pessoas queridas que já faleceram. Todas as celebrações serão realizadas na Capela do Convento e acontecerão às 7h, 9h, 11h e 15h.

 

A Secretaria funcionará de 8h às 16h30. A Sala dos Milagres vai ficar aberta de 7h às 16h. O visitante também pode rezar diante do Cemitério dos Frades, localizado ao lado da Capelinha de São Francisco no Campinho, onde estão sepultados alguns freis. Quem desejar acender velas, fazendo memória dos entes queridos, deverá utilizar o velário, que fica aos pés do Santuário, também no Campinho.

A subida até o Santuário poderá ser feita por meio das vans do Convento (R$6,00 subida e descida) e pé pela estrada principal ou pela “Estrada da Penitência”. A subida de automóveis está proibida até o próximo domingo.


A morte na Mística Franciscana

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X