Moacir Beggo
Vila Velha (ES) – Em seis anos residindo em Vila Velha, Frei Florival Mariano de Toledo já morou no Convento da Penha e agora mora na Fraternidade do Divino Espírito Santo. Nesse tempo, sempre esteve à frente da animação de todas as Festas da Penha, onde conquistou o público e ganhou os seus fãs cativos.
Em 2013 lançou o seu primeiro CD de música franciscana e, nesta Festa da Penha, fez o seu primeiro grande show. Para um ‘marinheiro de primeira viagem’, o mar foi um rio de águas calmas. Impecável, envolvente, Frei Florival surpreendeu e mostrou que está pronto para grandes voos. E o bom trabalho musical e técnico deste show renderam material suficiente para o lançamento do seu primeiro DVD.
Frei Florival, contudo, confessou que não foi fácil subir ao palco para este primeiro desafio. “Por mais que a gente tenha uma rotina de ensaios, cantos e animação, participar de um show é diferente. É outra impostação, a garganta estava mais seca. Eu estava apreensivo antes de entrar”, contou. “Mas depois da primeira música, consegui ganhar confiança, fui me soltando e o show transcorreu tranquilamente”, acrescentou, elogiando o grupo de músicos que o acompanhou.
O show procurou explorar dois momentos: o mariano e franciscano. O primeiro por estar em sintonia com a Festa e o seu tema “Maria, Mãe da família, santuário da paz” e o franciscano porque vai de encontro à temática do seu primeiro trabalho musical. “Fiquei bastante feliz com o resultado. Acho que deu para passar essa mensagem”, disse Frei Florival, que ganhou elogios de todos, especialmente de seus confrades. Infelizmente, não estava presente o músico e fundador do Coral Canarinhos de Petrópolis, Frei José Luiz Prim, que foi o seu grande incentivador. Frei Prim dizia sempre para ele: “Quero ver você cantando”. Frei Prim faleceu há poucos anos.
Para o músico franciscano, este show se tornou um divisor de águas. “Agora ficarei mais seguro em qualquer apresentação”, acredita. Isso não quer dizer que Frei Florival tem uma rotina de shows. “Não substituo as minhas tarefas. A gente não abre mão de nada no trabalho. Continua fazendo tudo o que se tem para fazer e a música é mais uma função”, lembra, dizendo que ainda não conseguiu ir a todas as paróquias da Província para mostrar esse trabalho musical.
“Acaba sendo mais puxado, mas vale a pena. Está dentro do nosso propósito. E se existe um apelo, tudo vale a pena. Como franciscanos temos uma mensagem para levar a esse povo”, acredita.
Frei Florival, que é natural de Umuarana, no Paraná, e ingressou na Ordem Franciscana em 1994, já fez várias participações como músico e cantor em diversos trabalhos musicais e lançou o primeiro CD com o título “Perfeita Alegria”.
Frei Florival foi ordenado sacerdote no dia 23 de agosto de 2003, em Sorocaba (SP), onde reside atualmente sua família. Desde 2009 mora em Vila Velha. Primeiro residiu no Convento da Penha e, a partir de março de 2011, passou a residir no Santuário Divino Espírito Santo.
Acompanhe Frei Florival na fanpage: www.facebook.com/perfeitaalegria.