Paz e Bem!
A Santa Missa das 9h deste 21º Domingo do Tempo Comum (26/08), celebrada na Capela do Convento da Penha, foi presidida pelo Frei Pedro de Oliveira Rodrigues, OFM. A presença e participação de muitos romeiros, visitantes e turistas, o que já é comum no Santuário da Penha, tornaram a celebração ainda mais alegre e motivadora.
Logo no início, ainda nos ritos iniciais, ao saudar os fiéis, Frei Pedro recordou a celebração do Dia dos Leigos e Leigas e do Dia do Catequista. Após acolhê-los, ele apresentou diante do Altar do Senhor, as preces, intenções e pedidos de todos.
Na Liturgia da Palavra, a 1ª Leitura extraída do livro de Josué, relata seu testemunho convicto de escolha por seguir ao Evangelho de Cristo, pois foi o Senhor quem os libertou da escravidão do Egito: “Quanto a mim e à minha família, nós serviremos ao Senhor” (Js 24, 15). Na 2ª Leitura, São Paulo escreve aos Efésios, afim de instruí-los, sobretudo ao casal, que juntos, formam uma só carne: “Por isso o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne” (Ef 5, 31). O Evangelho (Jo 6,60-69), Pedro faz, diante de Jesus, uma belíssima profissão de fé. Ele reafirma que crê no Cristo, Filho do Deus vivo. “Simão Pedro respondeu: “A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus”.
Frei Pedro de Oliveira, na homilia, destacou que a “escolha entre a liberdade da vida e o projeto de morte”, se dá sobretudo na política, enfatizando que “daqui alguns dias, vamos às urnas… E a Igreja nos pede, a Igreja nos convoca, sejam de fato, votem, naqueles que têm um projeto de vida, de restauração da dignidade humana. E não um projeto que deseja continuar escravizando, roubando os sonhos da nossa juventude, impedindo nossas crianças terem um Brasil melhor”.
Ao refletir sobre o Evangelho, Frei Pedro explicou que a belíssima profissão de fé de Pedro, deve ser também a nossa profissão de fé e a nossa fidelidade ao projeto de Deus, sem jamais nos afastarmos do Pai.
Confira a homilia na íntegra
Ao final, Frei Pedro ressaltou a importância dos pais e dos catequistas na formação das crianças. Ele rezou pelas vocações, pelos leigos, catequistas e pelos jovens. A Missa foi encerrada com a bênção final com a invocação da intercessão da Virgem da Penha.