Cultura e arte promovidas por artistas e moradores da Prainha na programação da Festa da Penha

Compartilhe:

Paz e Bem.

O Sítio Histórico da Prainha é o berço da Festa da Penha e por isso moradores e artistas da região estão na programação da edição 2023 do evento, que acontece entre os dias 9 e 17 de abril. Muita cultura e história marcam presença nas atividades preparadas pelo Coletivo Criativo Prainha, que começam na sexta-feira (14) e vão além da programação da festa, com ações até o dia 30 de maio.

“Iremos promover uma noite para os moradores e empresários da região, com o objetivo de resgatar esse costume antigo na Prainha. Além disso, iremos realizar um Circuito de Arte Sacra em dois locais: na Casa da Memória (com os artistas Cesar Lima, Fátima R., Ademir Torres, Irineu Ribeiro e Zeiza Jorge); e na sede do Coletivo Criativo Prainha (com os artistas Rosindo Torres, Rodolpho Valdetaro e Marcio Antonelli)”, explica Mônica Boiteux, que integra o Coletivo.

Ela adianta também que na Igreja do Rosário, uma das mais antigas do Brasil e um marco na colonização do solo espírito-santense, haverá encontro com nomes conceituados para falarem sobre esse patrimônio histórico e artístico da Prainha, com temas ligados ao Convento da Penha e à Nossa Senhora da Penha.

Completando a programação, com o objetivo de levar a arte para espaços ao ar livre, serão realizadas de pinturas em murais nos seguintes locais: na ladeira do Convento da Penha e na rua Vasco Coutinho, principal via de acesso ao Convento da Penha.

As pinturas serão uma preparação para a Festa da Penha e terão início ainda este mês. Foram convidados três artistas de Vila Velha para fazer três painéis murais relacionados à festa: Claudio Tripa, Rodolpho Valdetaro e as irmãs Júlia e Helena Serrate.

Sobre o Coletivo Criativo Prainha

O grupo é composto por cerca de 50 participantes, dentre moradores, comerciantes e criativos ligados à Prainha, Vila Velha, Sítio Histórico do Espírito Santo, local que abriga o Convento da Penha e a Igreja do Rosário, dois importantes patrimônios históricos e culturais do Estado.

O grupo existe desde 2019 com o objetivo de promover ações culturais para a região, que hoje é formalmente um Distrito Criativo, instituído por Lei Municipal. O coletivo atua em prol da arte, cultura, preservação do patrimônio e sustentabilidade.

Programação do Coletivo Criativo Prainha na Festa da Penha 2023

Dia 14 de abril – sexta-feira

19h – FESTA DOS MORADORES

Local: Ruas 23 de Maio e Rua Reginaldo Simões

  • Resgate de uma tradição dos moradores da Prainha, que se reúnem na sexta-feira antes do dia da Padroeira nas praças e ruas.

Dia 14 de abril a 30 de maio

CIRCUITO DE ARTE SACRA

Local: Casa da Memória e Coletivo Criativo Prainha

  • A abertura de cada amostra será na sexta (14) às 19 horas no Coletivo Criativo Prainha; no sábado às 10h na Casa da Memória. Sob a curadoria do artista plástico Celso Adolfo Salles Ramos, serão reunidas obras de Arte Sacra capixabas para oferecer aos visitantes da Festa da Penha

Dia 15 de abril, sábado

16h – DEBATE-PAPO SOBRE PATRIMÔNIO

Local: Igreja do Rosário

  • Na Festa da Penha 2022 o Coletivo promoveu um debate sobre patrimônio na Igreja do Rosário. Com o sucesso do evento, será realizado um novo debate este ano, com a temática da imagem de Nossa Senhora da Penha e/ou Lendas, túneis e passagens secretas existentes na Prainha. Serão convidados professores da UFES, representante do IPHAN, historiadores e restauradores. O debate será gravado para podcast.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X