Crianças e jovens homenageiam a Virgem da Penha

Compartilhe:

Moacir Beggo

Vila Velha (ES) – Os frades do Convento da Penha fizeram um pedido às pessoas que participaram do Oitavário e da Santa Missa na terça-feira para que trouxessem nesta quarta-feira (11/04), crianças e jovens para homenagearem Nossa Senhora da Penha. O povo atendeu o pedido e em todos os cantos do Campinho, no Morro da Penha, havia jovens e crianças mostrando que a devoção a Nossa Senhora não tem idade.

O tema “Fica conosco, Senhor”, de uma das mais belas passagens do Evangelho (No caminho de Emaús), deu o tom no quarto dia do Oitavário da Festa da Penha, que foi celebrado junto com a Santa Missa das 15 horas, no espaço aberto chamado Campinho, no alto do Convento da Penha, em Vila Velha (ES).

Mais uma vez o povo veio para fazer a sua devoção à Nossa Senhora da Penha e muitos vieram de longe, pois o dia estava reservado para a área pastoral de Benevente, composta pelas paróquias: Nossa Senhora da Conceição (Guarapari e Alfredo Chaves), Nossa Senhora da Assunção (Anchieta), Nossa Senhora de Lourdes (Perocão), S. José (Bairro S. José) e S. Pedro (Muquiçaba).

O padre jesuíta José Acrizio Vale Sales, da Paróquia Nossa Senhora da Assunção, de Anchieta, presidiu a celebração, mas o Pe. Mukabi Senga Pierre, da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, de Guarapari, fez a homilia e concelebrou com sacerdotes desta área e do Convento da Penha, entre eles o guardião Frei Valdecir Schwambach.

Um coral composto por crianças e adolescentes, acompanhados por dois violões, da Paróquia São Pedro de Guarapari, foram responsáveis pela animação dos cantos da Missa.

Pe. Mukabi Senga Pierre, de Guarapari

Primeiro, Pe. Pierre comentou a Leitura dos Atos dos Apóstolos (3, 1-10) quando Pedro e João vão até o templo para rezar.”Pedro encontra ali um homem enfermo, colocado no templo para pedir esmola. Essa situação é uma novidade para nós?”, perguntou. Segundo ele, já virou rotina em nossas estradas, hospitais e ruas encontrar pessoas caídas, doentes e que precisam de nossa ajuda. “Estão esperando um certo Pedro, um certo João para lhes estender a mão para que que essa pessoa encontre a alegria de viver e possa sair pulando de alegria e dizer: Eu estou vivo!”, acrescentou, citando a Campanha da Fraternidade deste ano.

Depois, falando sobre o Evangelho, os discípulos de Jesus caminham para Emaús desanimados e reconhecem o Cristo Ressuscitado na hora de repartir o pão e tomar o vinho. “Quando repartimos o pão, Deus se manifesta”, disse Pe. Pierre.”Quando ele se manifesta, nos obriga a anunciá-Lo a outros irmãos. Esse Jesus que eu conheço, que você conhece, quer ser conhecido por outras pessoas que ainda não O conhecem”, acrescentou.

Segundo Pe. Pierre, quando nós estamos com Deus e na companhia de Maria Santíssima, temos a força suficiente para atendermos os irmãos e irmãs que precisam da nossa ajuda.

QUARTO DIA DO OITAVÁRIO

Às 14h30 tarde, Frei Valdecir Schwambach fez a acolhida do povo e Frei Florival Toledo garantiu a animação do Oitavário, puxando os cantos com o Coral e os músicos do Convento, entre eles os jovens Laís (flauta) e Júnior (acordeão). Frei Vitalino Turcato, de Agudos (SP) foi o frade responsável pela celebração devocional à Nossa Senhora da Penha, que é feita antes da Santa Missa.

Nesta quinta-feira, o tema será “A Paz, compromisso de todos!”. A área responsável pela liturgia neste dia é de Serra. O Oitavário começa às 14h30 e a celebração eucarística tem início às 15 horas.

[nggallery id=10]

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X