“Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele” (Evangelho de João 6, 51-58)
Paz e Bem.
Nesta quinta-feira, 8 de junho, a Igreja celebra a Solenidade de Corpus Christi, a Festa do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, que convida os fiéis à adoração e complemplação da presença real, viva e edificante de Jesus no Mistério da Santa Eucaristia. Nesta memória, como em todas as Celebrações Eucarísticas, recorda-se a Última Ceia, colocando, mais um vez, em evidência aquilo que nutre os cristão, fortalece e alimenta. Pela sua carne, pelo seu sangue, pela sua Palavra, o próprio Senhor permanece com a humanidade.
Todo cristão é chamado a expressar publicamente profunda veneração ao Cristo Eucarístico. A festa do Corpo de Deus acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa, na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade.
Portanto, comungar o Corpo e Sangue do Senhor na Eucaristia, é o mesmo que comungar também os membros deste Corpo, as pessoas, os pobres. Por isso, diante da grandeza deste mistério, Santo Agostinho exclama: “Ó sacramento da piedade! Ó sacramento da unidade! Ó vínculo da caridade!” … Sinal de comunhão e não de exclusão!
No Convento da Penha não haverá confecção de tapetes. Pela manhã às Missas serão na Capela, às 7h, 9h e 11h. A tarde, a Missa Solene será no Campinho, às 15h, e ao final, o Santíssimo Sacramento vai abençoar os fiéis, as cidades e o público de casa que vai acompanhar a transmissão pela internet.
As visitas ao Convento poderão ser feitas de 6h às 16h30. Já o atendimento de confissões será de 8h30 às 11h e das 14h às 16h. O acesso ao Campinho só poderá ser feito utilizando o transporte das vans do Convento (R$6,00 – subida e descida) ou a pé pela estrada principal ou ainda pela Estrada da Penitência (Ladeira das 7 voltas).