Convento vai realizar 18ª Missa em memória das vítimas de acidentes de trânsito

Compartilhe:

Paz e Bem!

O Convento da Penha realiza no próximo dia 4 de agosto (domingo), a 18ª edição da Missa em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito, uma celebração que tem o objetivo de rezar pelas pessoas que perderam a vida nas estradas das cidades, assim como trazer palavras de conforto e esperança às famílias que tanto sofrem com um trânsito tão violento e inseguro. As pessoas que ficaram mutiladas e sequeladas por causa da violência no trânsito, também serão lembrados na celebração.

Os acidentes de trânsito não escolhem suas vítimas. Infelizmente, as vítimas são crianças, idosos, homens e mulheres, de todas as idades e classes sociais. Muitas são adolescentes ou pais de família, que quando não morrem, ficam marcados para sempre com cicatrizes, sequelas, acamados ou em estado vegetativo pelo resto de suas vidas. Nesse sentido, a Missa celebrada há dezoito anos no Convento é um ato de fé que vai além da religião, portanto, é um clamor pela construção da paz no trânsito.

O evento ainda marca o Dia Estadual em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito, instituído para ser lembrado sempre no primeiro domingo de agosto, conforme a Lei Estadual nº 9.689/2011. Uma oportunidade de reforçar a importância da população refletir sobre a defesa de um trânsito seguro.

O Guardião do Convento da Penha, Frei Djalmo Fuck, explica que a Missa tem o intuito de trazer conforto para as famílias das vítimas. “Há 18 anos nos unimos, de forma solidária, à dor das famílias que perderam seus entes queridos, vítimas da fatalidade, mas também da imprudência e do descaso com o trânsito de nossas cidades e rodovias. A dor de quem perdeu alguém fica para sempre em nossa memória e em nossos corações! Infelizmente, vidas abreviadas, histórias interrompidas, sonhos sepultados abruptamente”, afirma.

“No trânsito tem a direção defensiva, portanto, o trânsito é convivência, ninguém dirige sozinho, você precisa cuidar de si e cuidar do outro. Queremos nos unir a vocês que perderam seus entes queridos. Rezar por vocês que estão tristes, enlutados e pedir que aquelas pessoas que agora estão lá no céu, possam interceder por vocês. Ao mesmo tempo, queremos pedir também para aqueles que têm a missão tão bonita de cuidar de um trânsito mais seguro, mais humano, mais cidadão, possam exercer seu papel. Cuidar bem das nossas estradas, da sinalização, da iluminação… E aqueles que fiscalizam tudo isso, sobretudo a polícia, possam levar a sério tudo isso e punir aqueles que não cumprem o que deveriam fazer, que possam ser punidos. Que haja fiscalização em nossas estradas e quem dirige de forma desordenada, possa ser punido”, enfatiza Frei Djalmo.

A Missa em memória das vítimas de trânsito é um momento para fortalecer a nossa fé e nossa certeza da vida eterna. Fazer memória não é apenas olhar para trás, não é apenas um olhar no retrovisor. Fazer memória das vítimas da violência no trânsito é também acolher os familiares que tanto sofrem.


SERVIÇO

18ª Missa em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito
Data: Dia 4 de agosto (domingo).
Horário: 9h
Local: Campinho do Convento da Penha, Vila Velha-ES

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X