Paz e Bem!
O Convento da Penha realiza no próximo dia 7 de agosto (domingo), a 16ª edição da Missa em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito, uma celebração que tem o objetivo de rezar pelas pessoas que perderam a vida nas estradas e ruas das nossas cidades, assim como trazer palavras de conforto e esperança às famílias que tanto sofrem com um trânsito tão violento e inseguro. As pessoas que ficaram mutiladas e sequeladas por causa da violência no trânsito, também serão lembrados na homenagem.
Os acidentes de trânsito não escolhem suas vítimas. São crianças, idosos, homens e mulheres, de todas as idades e classes sociais. São adolescentes, pais de família e mães dedicadas, que quando não morrem, ficam marcados para sempre com cicatrizes, sequelas, acamados ou em estado vegetativo pelo resto de suas vidas. Nesse sentido, a Missa é um ato de fé que vai além da religião. É um clamor pela construção da paz no trânsito.
O evento ainda marca o Dia Estadual em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito, instituído para acontecer sempre no primeiro domingo de agosto, conforme a Lei Estadual nº 9.689/2011, uma oportunidade de reforçar a importância da população refletir sobre a defesa de um trânsito seguro.
O Guardião do Convento da Penha, Frei Djalmo Fuck, explica que a Missa tem o intuito de trazer conforto para as famílias das vítimas. “Há 16 anos nos unimos, de forma solidária, à dor das famílias que perderam seus entes queridos, vítimas da fatalidade, mas também da imprudência e do descaso com o trânsito de nossas cidades e rodovias. A dor de quem perdeu alguém fica para sempre em nossa memória e em nossos corações! Infelizmente, vidas abreviadas, histórias interrompidas, sonhos sepultados abruptamente”, afirma.
Ainda segundo Frei Djalmo, a Igreja tem essa responsabilidade de colaborar e rezar por um mundo mais seguro. “A Missa do Convento da Penha quer fazer memória e recordar aqueles que partiram, mas também quer expressar nosso compromisso com a vida e com a paz no trânsito. Vamos continuar nos esforçando para construir cada dia mais, um trânsito mais humano, mais gentil, seguro e cidadão. Devemos ser, especialmente no trânsito, semeadores de paz e de bem”, finaliza.
A Missa em memória das vítimas de trânsito é um momento para fortalecer a nossa fé e nossa certeza da vida eterna. Fazer memória não é apenas olhar para trás, não é apenas um olhar no retrovisor. Fazer memória das vítimas da violência no trânsito é também acolher os familiares que tanto sofrem.
Para o senador Fabiano Contarato, que atuou por mais de 10 anos na Delegacia de Delitos de Trânsito, a Celebração Eucarística, além de marcar o Dia Estadual em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito é principalmente, uma oportunidade de reforçar a importância da população refletir sobre a defesa de um trânsito seguro. Ele ainda faz um convite às famílias: “Faço o convite a todos, de todo o meu coração, para participar dessa celebração. Perder um ente querido no trânsito é uma dor que atinge muitas famílias, e a Missa é uma forma de celebrar o amor eterno que perdura em nossos corações”, convida.
O Espírito Santo é um dos estados mais violentos do país em acidentes de trânsito, totalizando quase 1000 mortes por ano.
SERVIÇO
16ª Missa em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito
Data: Dia 7 de agosto (domingo).
Horário: 9h
Local: Campinho do Convento da Penha, Vila Velha-ES
Participação: presencial no Campinho ou pelas redes sociais do Convento (Facebook, Instagram e YouTube)