🇨🇦 🇧🇷
Paz e Bem!
No início da tarde desta quarta (23), o Convento da Penha recebeu a visita da Embaixadora do Canadá no Brasil, Jennifer May e do Cônsul Geral do Rio de Janeiro, David Verbiwski. Eles foram recebidos com alegria pelo Frei Alessandro Dias do Nascimento, que guiou e apresentou o Convento na visita que durou cerca de uma hora.
Em agenda oficial no Estado do Espírito Santo até quinta-feira (24/03), a comitiva dos representantes canadenses no Brasil, passeou por todo o Convento e se encantou não só com a vista maravilhosa do alto, mas também com o clima agradável (embora um pouco quente) da cidade canela-verde. Eles conheceram primeiro a história da chegada dos portugueses na colonização do solo espírito-santense; a fundação do Convento por Frei Pedro Palácios em 1558; o desenvolvimento econômico e social da cidade, como a presença da fábrica de chocolates; e ainda um pouco da história franciscana no Brasil.
No Campinho, Frei Alessandro explicou como os portugueses chegaram ao estado e como se difundiu tanto a fé católica na região. Já na Sala dos Milagres e na Sala de Exposições, conheceram um pouco da religiosidade do povo capixaba, presente de forma tão singular nestas terras. Eles perguntaram sobre o frade espanhol que fundou o Convento e a como se deu a construção no alto da Montanha Sagrada.
Na Secretaria, tiveram acesso ao local onde os frades fazem o atendimento das confissões e onde são comercializadas algumas lembranças. Já na residência dos freis, foram acolhidos pelos anfitriões. Em seguida, trocaram informações sobre os países. Frei Pedro Engel até arriscou frases em inglês.
O Cônsul e a Embaixadora do Canadá ganharam um terço de Nossa Senhora da Penha e deram um presente para Frei Alessandro e Frei Djalmo Fuck, o Guardião. Ao final da visita, Frei Alessandro disse às autoridades que o papel deles é muito importante nas relações entre os países e principalmente no auxílio às pessoas, sobretudo aqueles que precisam resolver questões no Consulado / Embaixada do Canadá. Depois, os abençoou.
“Vamos voltar aqui com certeza! Vou trazer minha família para conhecer esse lugar bonito”, se despediu o Cônsul.
Outro fato curioso também chamou atenção durante a visita. O Cônsul David tinha acessado o site do Convento (e também as redes sociais) para ter informações sobre os frades e sobre a história do Santuário. Assim que foi recebido pelo Frei, logo falou “o senhor é o Frei Alessandro… Nasceu em Minas Gerais, sul de Minas (risos)”, em seguida, admitiu que visitou a página do Convento para saber um pouco.
Confira alguns registros da visita oficial: