Convento recebe Cardeal Dom Leonardo Steiner e frades jubilandos

Compartilhe:

Paz e Bem!

No fim da tarde da última sexta-feira (20), o Convento da Penha acolheu a fraternidade da Paróquia do Rosário (Vila Velha) e os três frades que celebram hoje os jubileus de ouro de vida religiosa franciscana, o Cardeal Dom Frei Leonardo Steiner, Arcebispo de Manaus-AM; o Frei Fernando Inácio Peixoto de Castro, frade da Província do Santíssimo Nome de Jesus, ele que presidiu a Missa na Penha; e o Frei José Clemente Müller, Vigário Paroquial. A Celebração no Convento antecede a Missa Festiva que será realizada no Santuário Divino Espírito Santo, às 17h deste sábado.

Na homilia da Missa, Frei Fernando lembrou que a vida dos frades no seguimento de Jesus a modo de São Francisco de Assis precisa ter a “marca do serviço, da caridade fraterna, da obediência, do despojamento do Evangelho, marca da castidade esforçada… Todas essas marcas vão nos modelando [até sem querer, muitas vezes] na via do Evangelho. Percorrermos esses cinquenta anos na fidelidade e na perseverança crendo que algo maior vamos alcançar. Por isso, essa ação de graças nos mostra que precisamos perseverar na confiança do Senhor, o Justo Juiz”, na sequência, o frade citou um testemunho pessoal com o “Santíssimo Santuário da Penha” como chamou o Convento da Penha. “É uma grande alegria estar aqui! Minha mãe era devotíssima de Nossa Senhora da Penha e sempre sonhou em vir aqui, não pode, a vida não lhe deu essa chance, mas quero colocar nesta celebração para que ela esteja aproveitando junto da Senhora da Penha”, comentou.

Frei José Clemente na Oração Eucarística, lembrou que as mães dos frades tinham uma amizade muito grande e cultivavam uma “santa vaidade” todas as vezes que elas se encontravam. Falou também dos confrades que já passaram pela vida deles e as comunidades que fortaleceram seu testemunho.

Já o Cardeal Dom Leonardo Steiner, destacou a importância de poder celebrar cinquenta anos de história em um Santuário tão especial. “Cinquenta anos podendo celebrar no Santuário da Penha [ou no Convento da Penha como costumamos dizer], são cinquenta anos de graça, de bênção. Eu sou profundamente agradecido a Deus por ter me chamado à vida religiosa franciscana, sou profundamente agradecido por ter me despertado para o seguimento de Jesus como São Francisco, viver o Evangelho como São Francisco. A espiritualidade de Francisco é a gratuidade, viver gratuitamente, servir gratuitamente. Não existem trocas, existe gratuitade como é gratuito o mistério da Cruz, o mistério do nascer de Deus de Belém, mas também o mistério da Eucaristia. Poder hoje, celebrar com os confrades os cinquenta anos de vida religiosa é um momento de profunda gratidão a Deus”, disse o Cardeal Franciscano.

Confira as fotos da Celebração.

 

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X