Convento produz série especial sobre Santa Clara de Assis

Compartilhe:

Paz e Bem!

Desde a última segunda-feira, quem acompanha o Convento nas redes sociais está tendo a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a vida, carisma e exemplo de Santa Clara de Assis, a “Plantinha de São Francisco”, invocada como a Padroeira da Televisão, Fundadora da Segunda Ordem Franciscana (Ordem das Irmãs Clarissas). Foi canonizada por Alexandre IV no dia 15 de agosto de 1255.

Clara de Assis é, sem dúvidas, uma das mais queridas santas da Igreja. Ela foi a primeira mulher a seguir São Francisco e a ter uma Regra de vida aprovada pela Igreja. Clara desde jovem já tinha a fama de muito religiosa e recolhida. Aos 18 anos ela fugiu para encontrar São Francisco de Assis, na Porciúncula, a capelinha de Santa Maria dos Anjos, onde nasceu a ordem dos Franciscanos e a ordem de Santa Clara.

Em preparação para a grande festa em honra à Santa Clara de Assis, que celebraremos na próxima quarta-feira (11 de agosto), a equipe de Comunicação do Convento da Penha e os freis Pedro de Oliveira e Paulo Roberto, realizaram uma visita ao Mosteiro Santíssima Trindade, em Colatina (Noroeste do Espírito Santo), onde vivem as Irmãs Clarissas. As irmãs deram depoimentos sobre a vida e história de Santa Clara, também contaram algumas curiosidades sobre a santa e ainda falaram sobre os 30 anos de presença clariana no estado.

O ardente amor ao Cristo Pobre e Crucificado é o maior testemunho das irmãs na caminhada rumo ao projeto de salvação e de evangelização. As “Claras” dos nossos dias se dedicam totalmente à vida de oração e contemplação, trabalho e vida fraterna. Vivendo a mesma inspiração divina que viveu Clara de Assis, como  “guardiãs do carisma de Clara” sendo “raios de luz do Coração da Trindade”, clareando a escuridão.

No dia 26 de maio de 1991, dia da Solenidade da Santíssima Trindade, há exatos 30 anos, deu-se a instalação oficial do mosteiro em uma solene liturgia celebrada na Catedral Sagrado Coração de Jesus, em Colatina, pelo então bispo diocesano, dom Geraldo Lyrio Rocha.

Dom Geraldo, juntamente com as irmãs fundadoras do mosteiro, irmãs Maria Teresinha (que concedeu entrevista para a equipe do Convento da Penha), Maria Socorro, Maria de Fátima e Maria Josefina (em memória), e seguidos de uma multidão de fiéis, se dirigiram ao mosteiro provisório, que ficava na rua Adwalter Ribeiro Soares, para a introdução do Santíssimo Sacramento. Iniciou ali, naquele momento, um percurso conduzido pela graça de Deus que hoje, três décadas depois, relembramos com júbilo.

Para acompanhar um pouco mais sobre a vida de Santa Clara e a vida no Mosteiro, basta acessar as redes sociais do Convento: Facebook (clique aqui), YouTube (clique aqui), Instagram (clique aqui); ou acessar as mídias do Mosteiro:


Confira abaixo a playlist com todos os capítulos da série especial (a playlist é atualizada diariamente)

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X