Convento flexibiliza acesso de automóveis ao Campinho durante a semana

Compartilhe:

Paz e Bem.

Com a conclusão da Festa da Penha e a diminuição do número de visitantes, romeiros e turistas, a Fraternidade Franciscana do Convento da Penha decidiu flexibilizar a subida de automóveis durante a semana ao Campinho. A medida passa a valer já neste início de semana e só foi possível porque a tenda que estava montada no local desde janeiro, foi retirada no fim de semana, desta forma a área para estacionamento ficou mais ampla.

O acesso de carros ao Campinho fica da seguinte forma: de segunda a sexta, os visitantes poderão subir de automóvel próprio entre 6h e 16h30. Há uma quantidade limitada de vagas para apenas 50 (cinquenta) veículos, ou seja, esse número sendo atingido, automaticamente a subida é suspensa até que uma vaga seja liberada, funcionando como uma espécie de estacionamento rotativo. Aos sábados, domingos e feriados, o Campinho ficará livre apenas para os visitantes e a subida de automóveis vai continuar proibida, com exceção apenas de veículos que transportam cadeirantes.

Os cinquenta primeiros automóveis que subirem para a Missa das 19h aos sábados e das 5h aos domingos, também poderão subir, uma vez que as celebrações acontecem na Capela do Convento e não há um número grande de pedestres ao longo da estrada.

O Guardião do Convento ressalta ainda a orientação de que os fiéis, especialmente os voluntários e famílias que puderem, façam “caronas solidárias” ou “subida compartilhada”, evitando assim um número grande veículos que muitas vezes transportam unicamente uma pessoa. “A gente gostaria muito de colocar mais de cinquenta carros aqui no Campinho, mas infelizmente não há espaço e por isso a gente orienta que na medida do possível, principalmente os voluntários, deem carona ao irmão”, enfatiza.

Vale lembrar que não há exigência de taxa de estacionamento e que o acesso tanto ao Campinho quanto à Capela é totalmente gratuito. Ao longo da estrada de rodagem existe a sinalização com placas, indicando, sobretudo a velocidade compatível com a via. Essa velocidade indicada deve ser rigorosamente seguida, bem como a atenção redobrada principalmente com os pedestres.

“Com essa medida nós queremos acolher melhor os visitantes e romeiros, principalmente os idosos que não conseguem subir a pé e às vezes têm dificuldades para acessar a van de transporte do Convento. Quero pedir ainda que os motoristas respeitem a velocidade, prestem bastante atenção com os caminhantes, pois só assim a gente vai evitar qualquer incidente. A gente sempre vai zelar pelas crianças, pelos idosos e por todos aqueles que sobem caminhando, nossa escolha é pela preservação da vida em primeiro lugar”, lembra Frei Djalmo.

Outra mudança é em relação à “Missa da Saúde” que tradicionalmente é celebrada sempre às quartas-feiras no Convento. A celebração Eucarística será retomada e deve acontecer toda quarta-feira, às 15h, no Campinho.


Como ficam os horários de Missas e de acesso ao Convento

Missas presenciais na Capela do Convento

Segunda a sexta
7h, 9h, 15h (também transmitida pelas redes sociais).

Sábados
7h, 9h, 15h (também transmitida pelas redes sociais), 17h e 19h

Domingos
5h, 7h, 11h, 15h

Missas presenciais no Campinho do Convento

Missa da Saúde | Toda quarta-feira
15h (também transmitida pelas redes sociais)

Domingo
9h (também transmitida pelas redes sociais)

Portão de acesso ao Campinho

Segunda a sexta (podem subir os 50 primeiros automóveis)
6h às 16h30

Sábado
6h às 19h30 (a partir de 18h, sobem os 50 primeiros automóveis para a Missa das 19h)

Domingo
4h às 17h (a partir de 4h, sobem os 50 primeiros automóveis apenas para a Missa das 5h, ao longo do dia a subida está proibida)

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X