Paz e Bem!
Toda semana temos um encontro marcado pelas redes sociais do Convento da Penha com o resumo dos principais fatos que movimentaram o dia a dia do Santuário de Nossa Senhora da Penha. Você fica por dentro da vida e missão dos Franciscanos do Convento.
OBRAS NA CAPELA – Na última quarta-feira os fiéis tiveram a oportunidade de participar de Missas na Capela do Convento. Depois de quase dois anos sem Celebrações com a presença do povo fiel no Santuário de Nossa Senhora da Penha, a fraternidade franciscana realizou todas as Missas do dia lá. A medida foi excepcional e foi necessária para que uma tenda fosse montada no Campinho.
Já na quinta-feira, a Capela foi fechada e vai permanecer assim até o fim do mês de março. Um dos mais simbólicos monumentos capixabas, o conjunto arquitetônico e paisagístico formado pelo Outeiro, Convento e Igreja de Nossa Senhora da Penha, passa por uma série de obras de manutenção. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) investe R$ 400 mil nas obras, recurso proveniente de emenda parlamentar.
Por isso, reforçamos a Capela do Convento permanece fechada.
TENDA NO CAMPINHO – Durante o período de férias e do verão, o Convento da Penha oferece a possibilidade de participação de mais Missas no Campinho. O objetivo é proporcionar mais conforto aos fiéis que visitam o Convento em grande número. Além da mudança na quantidade de Celebrações, o horário de funcionamento também foi ampliado. Agora, os devotos e visitantes que participam das Missas, poderão ficar sob uma tenda com capacidade para 600 pessoas. Ela está montada no Campinho e ao longo desse tempo de verão, os fiéis ficarão protegidos do sol e da chuva, e muitos sentados já que a fraternidade disponibilizou algumas cadeiras. A montagem da tenda só foi possível graças a uma parceria do Convento com a Prefeitura de Vila Velha. A administração municipal gentilmente cedeu a tenda para que pudéssemos proporcionar aos turistas e devotos um ambiente mais agradável e com menor incidência de sol.
Nossa gratidão ao Prefeito Municipal Arnaldinho Borgo e aos secretários que nos ajudaram na instalação da tenda. Bênçãos de Nossa Senhora da Penha a todos!
TODA TERÇA TEM TERÇO EM FAMÍLIA – Em mais uma terça-feira, nosso encontro semanal contou com a participação de muitas pessoas. Inúmeros devotos e tercistas de várias partes do Brasil rezaram juntos com o Frei Paulo César e com o músico Jaime Soares, as Sete Alegrias de Nossa Senhora, ao vivo, diretamente do Campinho do Convento da Penha, o Santuário do Perdão e da Graça. Nas intenções, eles rezaram pelas preces e súplicas dos fiéis, pelos agentes de saúde, pelos doentes e enfermos, pelos encarcerados, pelos que sofrem o flagelo da fome e pelas intenções do Santo Padre, o Papa Francisco.
Através do Santo Terço, somos levamos a meditar os mistérios da vida, paixão, morte e Ressurreição de Jesus. É também pelas contas do Rosário que meditamos as alegrias de Maria. Mas não se trata no rosário convencional, não exatamente, mas sim a meditação da Coroa das Sete Alegrias de Nossa Senhora, ou “Rosário Franciscano” como é conhecido, nele refletimos os mistérios da Encarnação a partir da vida de Maria, a Mãe de Deus e de toda a Igreja. Os ensinamentos da Virgem Maria e seu modo de viver são sinais do amor do próprio Senhor.
Terça que vem você já sabe. Temos um compromisso marcado, porque Toda Terça Tem Terço em Família.
PEDAL PAZ E BEM – Uma noite de bênçãos aqui no Convento da Penha. Mais uma noite memorável, com direito a uma verdadeira chuva de bênçãos, ou melhor, uma chuva de graça, tá, uma chuva de água benta abençoando centenas de ciclistas aos pés do Convento da Penha, o principal cartão postal do Espírito Santo. Teve música, pedaladas e o visual mais encantador que os olhos dos capixabas já viram. Descrevendo assim a gente até imagina que se trata de de um pedal, mas não é um simples pedal, é “O Pedal Paz e Bem” que em sua segunda edição de 2022, já encheu o coração de centenas de pessoas de uma alegria vibrante. O Convento da Penha recebeu 430 ciclistas abrindo que amam subir ao Santuário mariano mais importante do Estado.
Centenas de ciclistas pedalam com segurança, conforto e de forma organizada. A subida segura é realizada com iluminação e monitoramento. Aí as pessoas podem fotografar, contemplar, deslumbrar e se encantar porque bem-estar e fé estão aliadas, juntas.
REUNIÃO COM O PREFEITO DE VITÓRIA – Os preparativos para a Festa da Penha 2022 estão a todo vapor. As festividades da Padroeira do Espírito Santo serão realizadas de 17 a 25 de abril e terá uma programação muito especial. A imagem de Nossa Senhora das Alegrias e as homenagens à padroeira vão além do Convento da Penha e do seu município sede, em Vila Velha. Faz-se presente na Grande Vitória e através das paróquias do interior do Estado. Eu, Frei Djalmo Fuck, o novo guardião do Convento da Penha; o padre Renato Criste, pároco da Catedral de Vitória e coordenador de Pastoral da Arquidiocese de Vitória, estivemos presentes com membros da comissão organizadora da Festa da Penha, na Prefeitura de Vitória, para uma conversa com o prefeito municipal, Lorenzo Pazolini e sua equipe de secretariado para discutir o alcance do evento. Na ocasião, foi pontuado que a edição de 2022, a de número 452, será realizada de acordo com o cenário sanitário do momento, mas os preparativos são para uma grande festa.
MUDANÇAS NAS FRATERNIDADES – De tempo em tempo, nas paróquias diocesanas, o bispo promove mudanças, trocando os padres, párocos, vigários e administradores. Para os frades franciscanos ocorre algo semelhante. Nós fazemos parte de uma Província e como irmãos menores temos o Ministro Provincial, juntamente com os Definidores que decidem as novas configurações das fraternidades. As fraternidades são “famílias” que formamos para viver e servir em determinada paróquia ou Santuário. Aqui no Convento, por exemplo, em 2021 éramos em seis frades. Em abril Frei Luiz Flávio faleceu e ficamos em cinco. Já em novembro, nosso então Guardião, Frei Paulo Roberto Pereira, foi eleito Ministro Provincial, tendo que morar, portanto, na cidade de São Paulo, onde está nossa sede provincial. Logo depois do Capítulo, os definidores se reuniram e no Congresso Capitular, refizeram as configurações das Fraternidades. Aqui na Penha, Frei Pedro de Oliveira foi transferido para Colatina; Frei Valdir Nunes para Bragança Paulista, em São Paulo. Frei Robson que estava no Rio de Janeiro, foi transferido para a Penha. Frei Djalmo Fuck, que era pároco da Paróquia do Rosário, assumiu como o novo Guardião e Reitor do Convento.
Na Paróquia do Rosário, chegaram os Freis José Clemente e Vanderlei Neves. Frei Vanderlei é o novo pároco. As mudanças foram em vários lugares, como no Convento Santo Antônio no Largo da Carioca, no Rio de Janeiro; na paróquia Santo Antônio de Bauru, em São Paulo e em outras fraternidades.
Em São Paulo, mais precisamente no Jardim Peri Alto, Zona Norte da cidade de São Paulo. Numa noite histórica, os frades chegaram em peso a esta região da Brasilândia, liderados pelo confrade, o bispo franciscano capuchinho Dom Carlos Silva, bispo auxiliar da Arquidiocese, que presidiu a Celebração Eucarística das 18 horas do domingo, dia 6 de fevereiro, dando posse à nova Fraternidade, formada pelo novo pároco Frei Carlos Lúcio Nunes Corrêa, o vigário paroquial Frei Marx Rodrigues dos Reis e o irmão leigo Frei João Lopes da Silva.
SEMINÁRIO DE ITUPORANGA-SC – Ainda falando da Província Franciscana da Imaculada Conceição, a qual o Convento da Penha faz parte, o Seminário São Francisco de Assis, em Ituporanga-SC, acolheu 26 jovens , sendo 4 formandos na etapa do Ensino Médio e 22 no Aspirantado. Os formandos começaram a chegar durante a semana de diversas Fraternidades da Província. A Etapa de Formação quer ser um mergulho no modo de ser da vida Franciscana procurando configurar nossa vida à de Jesus Cristo nas pegadas de São Francisco de Assis. Vivendo a vida de modo fraterno, espiritual, no trabalho e nos estudos iniciais das Fontes Franciscanas, aos poucos “avançando para águas mais profundas” sabendo que “é pela graça de Deus” e levando uma vida segundo o Evangelho, que chegaremos ao ponto de termos os mesmos sentimentos de Cristo Jesus (Fl 2,5), no modo de ser de São Francisco de Assis.
DIA MUNDIAL DO ENFERMO – Na última sexta-feira, celebramos Nossa Senhora de Lourdes, que recebeu este título pelo fato de ter aparecido na Cidade de Lourdes, localizada na França. A aparição de Maria aconteceu no dia 11 de fevereiro de 1858, numa tarde úmida e fria. A menina Bernadete, de 14 anos e analfabeta, estava procurando gravetos para o lar e teve o privilégio do encontro com Maria. Ela sentiu-se atraída por uma luz que saía de uma gruta, onde estava uma linda mulher de branco, com faixa azul, terço na mão, que a convidava a rezar.
A mensagem de Nossa Senhora de Lourdes consistia no chamado a conversão, oração do terço e principalmente confirmação do Dogma da Imaculada Conceição, tinha sido declarado pela Igreja em 1854. Também no dia 11 de fevereiro, a Igreja proclama o Dia Mundial do Doente, “A vocação e missão pelo cuidado humano integral deve renovar os carismas no campo da saúde, para que não falte a proximidade com as pessoas que sofrem”. Em sua mensagem pelo 30º Dia Mundial do Doente, o Papa Francisco lembra que somos chamados a sermos misericordiosos como o Pai é. O convite é, antes de mais nada, a voltar o olhar para Deus, «rico em misericórdia» (Ef 2, 4), que olha sempre para os seus filhos com amor de pai, mesmo quando se afastam d’Ele. Com efeito a misericórdia é, por excelência, o nome de Deus, que expressa a sua natureza não como um sentimento ocasional, mas como força presente em tudo o que Ele faz. É conjuntamente força e ternura.
TERÇO DOS HOMENS NO CONVENTO – A semana foi encerrada com o primeiro Terço dos Homens do ano de 2022 no Convento da Penha. No sábado, centenas de homens de grupos e paróquias que contam com a presença dos homens que rezam o Terço, subiram ao Convento para a oração piedosa do Santo Terço, uma oportunidade de reavivar a chama da esperança de tempos melhores. O primeiro encontro do ano foi em honra à Nossa Senhora de Lourdes, já que sua festa aconteceu no dia anterior, na sexta-feira, dia 11. O movimento estadual do Terço dos Homens escolheu o Convento da Penha como uma referência para os homens tercistas que amam Nossa Senhora e rezam o terço em casa ou mesmo nas comunidades. Os tercistas encontraram no Convento um porto seguro, um lugar para difundir esse tão importante movimento, que é atualmente o que mais cresce na Igreja Católica. Os devotos meditam os mistérios da Encarnação e as alegrias de Nossa Senhora, por meio da recitação das Ave Marias.
Queremos lembrar ainda que vem aí mais uma edição do maior encontro do Terço dos Homens no Espírito Santo. No dia 28 de maio de 2022, o Convento da Penha, casa de Nossa Senhora das Alegrias, vai receber o 9º Encontro Estadual do Terço dos Homens, um momento de oração, devoção e louvor à Virgem da Penha.
Esse foi o resumo das principais atividades dos franciscanos do Convento da Penha nesta última semana. Você fica por dentro de tudo o que acontece no Convento pelo registro da nossa equipe de comunicação.
Assista ao programa completo no link abaixo.