Convento em Foco 2022 #5

Compartilhe:

Paz e Bem!

Toda semana temos um encontro marcado pelas redes sociais do Convento da Penha com o resumo dos principais fatos que movimentaram o dia a dia do Santuário de Nossa Senhora da Penha. Hoje destacamos o título de “Cidadão Espírito Santense” recebido pelo Frei Djalmo; a Posse Canônica de Dom Lauro na Diocese de Colatina; as reuniões do Guardião do Convento com a Associação dos Amigos do Convento da Penha e com a comissão da Festa da Penha. Tem ainda o lançamento do projeto de inventário do acervo do Convento.

Está no ar mais um Convento em Foco. Acompanhe!


FREI DJALMO É CIDADÃO ESPÍRITO-SANTENSE

Frei Djalmo Fuck é oficialmente um “Cidadão Espírito-Santense”. Nosso Guardião e Reitor do Convento da Penha recebeu na noite deste domingo, após a Missa das 19h, no Santuário Divino Espírito Santo, no Centro de Vila Velha, o título de “Cidadão Espírito-Santense”.
A indicação e entrega da homenagem foi feita pelo deputado estadual, Doutor Hércules Silveira, que sempre acompanha o trabalho desenvolvido pelos Franciscanos em Vila Velha.
Doutor Hércules explicou que a condecoração é mais que merecida e que foi oferecida ao frade não só pelo empenho de Frei Djalmo a frente da Paróquia do Rosário, por mais de 6 anos, mas também pelo carinho que o catarinense tem pelo estado que o abraçou.
Com o coração transbordando de alegria e gratidão, Frei Djalmo Fuck agradeceu pela homenagem e afirmou que se sente espírito-santense de forma incondicional e que ama a “moqueca capixaba”. Além da culinária, desde sua chegada à Vila Velha ele sempre se encantou com as maravilhas naturais, a beleza da natureza, o sol e tantas outras criações divinas.

REUNIÃO COM A AACP

A semana começou com a reunião dos dirigentes da Associação dos Amigos do Convento da Penha com o novo Guardião do Convento, Frei Djalmo Fuck e com seu antecessor e agora Ministro Provincial, Frei Paulo Roberto Pereira. O encontro aconteceu na Casa Verde, aos pés do Convento. Foi apresentada a história da AACP para o novo guardião; apresentação do novo estatuto da instituição e debatidas possíveis mudanças no futuro. Também foram dirigidas palavras de agradecimento a Frei Paulo e de boas-vindas a Frei Djalmo, que já enfatizou sua missão de missão é animar e fortalecer a associação, tão importante para a vida do Convento, sobretudo na manutenção.

Já estão previstas algumas novidades no Estatuto que é muito antigo e precisa ser adaptado às novas leis civis, até mesmo para fazer parceria e receber recursos de empresas e grupos que queiram ajudar o Convento.

REUNIÃO COM A COMISSÃO DA FESTA DA PENHA

Na terça-feira foi a vez da comissão organizadora da Festa da Penha conhecer o novo Guardião do Convento. A comissão, que é formada pelo Convento da Penha, pela Mitra Arquidiocesana de Vitória e pela Associação dos Amigos do Convento da Penha, apresentou as últimas expectativas para os festejos da padroeira do Estado; o que se espera em relação à realização e o formato da festa e apresentada ainda, um pouco da estrutura que se tem até aqui.

A Comissão está trabalhando a todo vapor, firmando parcerias com os tradicionais patrocinadores e também com o poder público, sobretudo o Governo do Estado e a prefeitura de Vila Velha, mas o desejo também é de ampliar a festa para outras cidades da Grande Vitória.

Em relação à participação presencial dos fiéis, Frei Djalmo Fuck, garante que está sendo preparada uma festa em formato híbrido e, dependendo de como vai estar o cenário da pandemia até lá, se planeja com a presença dos fiéis. Ele reitera: a comissão acompanha a evolução da vacinação e o índice de contaminação, e se mantém obediente aos protocolos sanitários definidos pelas autoridades de saúde. Ainda não é possível dizer se haverá romarias ou não.

Vamos continuar em oração.

POSSE CANÔNICA DE DOM LAURO

Dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa tomou posse como o quarto bispo da Diocese de Colatina na manhã da última quarta-feira (2), em Missa realizada na Catedral do Sagrado Coração de Jesus, em Colatina, que celebrou ainda a festa da Apresentação do Senhor. A Diocese de Colatina estava vacante desde janeiro de 2021, quando dom Joaquim Wladimir Lopes Dias foi transferido para a Diocese de Lorena (SP).

Após a Liturgia da Palavra e Liturgia Eucarística, um dos momentos mais bonitos da Celebração aconteceu quando Dom Lauro foi ao chão para beijar os pés do indígena Antônio Carlos, da Aldeia Pau Brasil, de Aracruz e  lembrou que o episcopado não é uma honraria, mas sim um serviço.

Na tarde da última quarta-feira (2/2), poucas horas depois de tomar posse canônica como quarto bispo da Diocese de Colatina, dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa já cumpriu sua primeira agenda oficial. Ele visitou a Penitenciária de Segurança Média de Colatina e o Hospital e Maternidade Sílvio Avidos. Foi um desejo que partiu do próprio bispo. “Eu sou pastor de todos. Os que não poderão vir até mim, eu deverei ir até eles”. Dom Lauro foi até os prediletos de Deus.

SANTOS DA SEMANA

Ao longo da semana celebramos festas importantes. Começando pela segunda, quando fizemos memória de São João Bosco, presbítero fundador da Congregação Salesiana.
São João Bosco, também chamado de Dom Bosco, foi aclamado pelo Papa João Paulo II como o Pai e Mestre da Juventude, nasceu em 16 de agosto de 1815.

Na terça com alegria festejamos a Apresentação de Jesus no Templo. A presença de Simeão e Ana no rito litúrgico da apresentação do Menino Jesus no templo de Jerusalém serviu para explicitar a identidade e a missão do Filho de Deus. Ele era muito diferente dos inúmeros primogênitos trazidos ao templo para serem consagrados ao Senhor.
Movido pelo Espírito, Simeão veio ao Templo. Quando os pais trouxeram o menino Jesus para cumprir o que a Lei ordenava, Simeão tomou o menino nos braços e bendisse a Deus: “Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; porque meus olhos viram a tua salvação, que preparaste diante de todos os povos: luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel”.

Quinta foi dia de São Brás, Bispo e Mártir, invocado como protetor contra os males da garganta. Brás nasceu na Armênia, era médico, sacerdote e muito benevolente com os pobres e cristãos perseguidos. Foi nomeado bispo de Sebaste no século III. Perseguido pelos romanos, Brás abandonou o bispado e se protegeu na caverna de uma montanha isolada e mesmo assim, depois de descoberto e capturado, morreu em testemunho de sua fé sob as ordens do imperador Licínio, em 316.

A tradição da “Bênção de São Brás”, ou “Bênção da garganta”, que se faz cruzando duas velas sobre a garganta, se atribui a um milagre que o santo fez em vida, quando curou uma criança que morria engasgada com uma espinha de peixe na garganta.

Sábado foi dia de lembrar o exemplo de fidelidade ao Senhor exercido por Santa Agueda. Águeda, cujo nome está inscrito no Cânon Romano e significa “bondade”, nasceu na Itália no século 3º. Consagrou-se a Cristo pelo voto de virgindade. Ainda adolescente, para não renegar sua fé, sofreu o martírio sob o imperador Décio, no ano 251. As torturas pelas quais passou a virgem são de arrepiar. Depois de esbofeteada e chicoteada, Águeda foi colocada sobre chapas de cobre em brasa e, posteriormente, mandada de volta à prisão. A jovem permaneceu firme na fé. Diante da resistência, os carrascos quebraram seus ossos e recortaram seu corpo.

O exemplo dos santos nos motive a defender, com palavras e obras, a fé que professamos.

PROJETO DE INVENTÁRIO DO ACERVO DO CONVENTO

Foi lançado o projeto de Inventário do Acervo Convento da Penha, financiado com recurso do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo – FUNCULTURA (Lei Complementar Estadual nº 458/08), Edital nº 019/2019: Seleção de projetos culturais e concessão de prêmio para inventário, conservação e reprodução de acervos no Estado do Espírito Santo.
O catálogo agora apresentado nasce da proposta de deixar registradas experiências de conversão, de encontro com a misericórdia e a bondade, de gratidão pelo perdão e pela cura recebidos. A competência técnica e o olhar zeloso puderam favorecer a salvaguarda da memória e, ao mesmo tempo, servir de estímulo para que tantos outros possam viver a transformadora experiência que continua a atrair tantas pessoas ao alto do Convento da Penha.

O lançamento teve a presença do subsecretário de cultura de Vila Velha, Manoel Goes; de Luiz Paulo Rangel do Instituto Histórico e Geográfico de Vila Velha; Maria Tereza da Secult-ES; e do Guardião do Convento, Frei Djalmo Fuck; do Ministro Provincial da Província da Imaculada, Frei Paulo Roberto, além da responsável pelo projeto, Leila Valle.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X