Paz e Bem!
Em mais uma edição do nosso encontro semanal, mostramos os principais destaques que movimentaram o Convento ao longo da última semana. Teve celebração com Frei Djalmo no Seminário Arquidiocesano; o início da vacinação da 4ª dose contra a covid; o dia mundial da água; visita da embaixadora e do Cônsul do Canadá; os preparativos para a Festa da Penha que será presencial; o café da manhã do Arcebispo de Vitória com prefeitos do ES; o encontro mensal do Terço dos Homens no Convento e ainda o lançamento da música do tema da Festa da Penha 2022.
Confira!
Frei Djalmo celebra no Seminário Arquidiocesano
Na manhã do dia 19 de março, Solenidade de São José, nosso Guardião e Reitor, Frei Djalmo Fuck, visitou e celebrou uma Santa Missa com os seminaristas do Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora da Penha. A Celebração Eucarística foi marcada pela alegria do frade que exortou a vivermos em nossas vocações as virtudes que encontramos no Pai nutrício de Nosso Senhor: a obediência, a fidelidade e a humildade.
Frei Djalmo ainda falou da satisfação em ver tantos jovens dispostos a anunciar o Evangelho de Jesus e a testemunhá-Lo na caminhada sacerdotal.
Mais sacerdotes, ó Mãe envia. Sábios e santos, Ave Maria.
Vacinação – 4ª dose
Em cerimônia realizada nesta segunda-feira (21), pessoas com mais de 60 anos começaram a ser vacinadas com a 4ª dose da vacina contra a Covid-19 no Espírito Santo. Os primeiros a serem vacinados foram o Frei Pedro Engel, do Convento da Penha, e o pastor Arnaldo Candeias, presidente da Convenção das Assembleias de Deus no Estado do Espírito Santo e Outros (CADEESO).
O ato simbólico que deu início a imunização foi em Cariacica, na Unidade de Saúde de Itaquari, com a presença do governador Renato Casagrande, do secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, do prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio, entre outras autoridades políticas e civis.
Reforçamos o apelo: vacine-se! Complete seu esquema vacinal! Vacinas salvam vidas!
Dia Mundial da Água
No dia 22 de março foi comemorado o Dia Mundial da Água, uma data que ressalta os assuntos importantes relacionados com esse recurso natural “que é mui útil e humilde e preciosa e casta”, como nos lembra São Francisco de Assis no “Cântico das Criaturas”. Como sabemos, a vida no planeta só é possível graças à presença de água, aliás, 70% do nosso corpo é composto de água, assim como 70% do planeta também é formado de água.
Diante da importância da água para a nossa sobrevivência e da necessidade urgente de manter esse recurso disponível, surgiu o Dia Mundial da Água. A data foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas e tem o objetivo de ampliar a discussão sobre esse tema, sobre a preservação, de modo a evitar o desperdício.
Não ao desperdício!
Visita da Embaixadora e Cônsul do Canadá
No início da tarde da última quarta, dia 23, o Convento da Penha recebeu a visita da Embaixadora do Canadá no Brasil, Jennifer May e do Cônsul Geral do Rio de Janeiro, David Verbiwski. Eles foram recebidos com alegria por mim, Frei Alessandro Dias. Apresentamos o Convento na visita que durou cerca de uma hora. A comitiva dos representantes canadenses no Brasil, passeou por todo o Convento e se encantou não só com a vista maravilhosa do alto, mas também com o clima agradável (embora um pouco quente) da cidade canela-verde. Eles conheceram primeiro a história da chegada dos portugueses na colonização do solo espírito-santense; a fundação do Convento por Frei Pedro Palácios em 1558; o desenvolvimento econômico e social da cidade, como a presença da fábrica de chocolates; e ainda um pouco da história franciscana no Brasil.
“Vamos voltar aqui com certeza! Vou trazer minha família para conhecer esse lugar bonito”, se despediu o Cônsul.
Café da manhã com prefeitos
Aconteceu no início da manhã desta quinta-feira (24), um café com autoridades municipais de prefeituras do Espírito Santo e com Dom Dario Campos, Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Vitória, além de representantes da Comissão Organizadora da Festa da Penha. O café com reunião teve o objetivo de firmar o apoio das prefeituras ao evento, principalmente no contexto pandêmico de retomada das atividades. O apelo insistente pela vacinação está diretamente ligado às prefeituras que realizam a aplicação das vacinas contra a covid-19.
É sempre importante dialogar com o poder público e fortalecer essa parceria entre Igreja e Governos.
Festa da Penha será presencial
Vai ter Festa da Penha Presencial! Vai ter Romariaaaa!!! A Comissão Organizadora da Festa da Penha vem a público informar que a quatrocentésima quadragésima segunda edição do evento, que será realizada entre os dias 17 e 25 de abril, ACONTECERÁ DE FORMA PRESENCIAL, com as tradicionais romarias, missas no campinho e outras homenagens à Padroeira que fazem parte da história do Espírito Santo há mais de quatro séculos e meio. A terceira edição on-line da Festa também será mantida de forma paralela às atividades presenciais, para que a palavra do Evangelho e do amor à Nossa Senhora das Alegrias continue sendo levada aos lares capixabas e para além das fronteiras do Espírito Santo. A decisão tem o objetivo de oportunizar aos fiéis, romeiros, paróquias e dioceses que se programem para esta retomada de encontro de fé e está em consonância com os constantes diálogos com representantes do Governo do Estado em relação principalmente aos protocolos referentes ao mapa de risco. Toda a programação será divulgada nesta segunda-feira (28). Aguardem as novidades!
Consagração da Rússia e Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria
“Nesta hora, a humanidade, exausta e transtornada, está ao pé da cruz convosco. E tem necessidade de se confiar a Vós, de se consagrar a Cristo por vosso intermédio. O povo ucraniano e o povo russo, que Vos veneram com amor, recorrem a Vós…”, essa é uma das passagens centrais da oração que o Papa elevou para consagrar e confiar a humanidade, e especialmente a Rússia e a Ucrânia, ao Imaculado Coração de Maria. Francisco pronunciou a oração no final da liturgia da penitência na Basílica de São Pedro, na tarde de sexta-feira, 25 de março, festa da Anunciação do Senhor. Como filhos que recorrem à Mãe, a humanidade confia-se a Maria, Rainha da Paz, no meio da tempestade, de uma guerra desencadeada há um mês entre a Rússia e a Ucrânia.
Vamos acompanhar alguns momentos desse ato histórico e importante para o mundo inteiro.
Encontro mensal do Terço dos Homens
Ó Mãe e Rainha do Santo Rosário, Mãe Admirável, Mãe do Santuário. O mundo sem fé, na dor se consome, ajude este mundo com o Terço dos Homens… Esse trecho do hino do Terço dos Homens explica bastante a fé e devoção de milhares de homens espalhados em todo o mundo que rezam o Santo Rosário e pedem a proteção maternal de Nossa Senhora. Em mais um encontro mensal, homens de várias paróquias da Arquidiocese de Vitória subiram ao Convento na tarde de último sábado para meditar os mistérios da redenção. O encontro precedeu a Celebração da Santa Missa que foi presidida pelo Frei Paulo César. Nas intenções, os homens rezaram pelo êxito na realização do 9º Encontro Estadual do Terço dos Homens que será realizado no dia 28 de maio aqui no Convento. E também pela realização da Festa da Penha 2022. O terço foi em honra à São José e a Nossa Senhora da Anunciação.
Música do tema da Festa da Penha
Já está prontinha a música do tema da Festa da Penha 2022. “Saúde dos Enfermos, Rogai Por Nós”, esse é o tema da festa. O hino tem o objetivo primeiro de ressaltar o que estaremos celebrando que é o mistério de Cristo e da Igreja em cada festividade mariana. Nossa Senhora se faz presente pois é Mãe de Cristo e da Igreja. A Festa da Penha só tem sentido porque está dentro da Solenidade da Páscoa e isso nos faz pensar na ressurreição e na vida nova que recebemos de Jesus.
A música foi composta pelo Frei Lucas Moreira Almeida, o jovem frade capixaba de 23 anos, que pelo quarto ano seguido compõe o hino da edição da festa. Este ano ele também interpreta o hino juntamente com Frei Paulo César Ferreira e com o Victor Danezio. Vamos ouvir agora, em primeira mão o hino oficial.