Paz e Bem!
Natal é o tempo da renovação da esperança confiante e da fé no amor de Deus pela humanidade, expresso na Encarnação do Verbo Divino, o Menino Deus. O Natal é ocasião para todos e onde todos têm lugar, inclusive nós, afinal Deus se fez humano para nos ensinar que nós também somos capazes de ser santos. Em tempos desafiantes como esses, se faz ainda mais importante celebrar o Natal como tempo de renovar a esperança.
Há, no entanto, diversas formas de vivenciar a experiência do Nascimento do Salvador. Alimentar um irmão, cuidar de um doente, acalentar um desesperado, fortalecer um desvalido, motivar o desesperançado. São incontáveis maneiras de agradecer, louvar, cantar, rezar, celebrando o acontecido na noite escura de Belém. Essas possibilidades que nos aproximam da divindade por meio da humanidade de Deus, nos fazem refletir e partir para a ação: “onde está o irmão com fome? Eu estou com fome nele”, nos diz o Senhor. Deste modo, viver a Noite Santa do Natal é um convite para também nós, unirmo-nos em espírito aos amigos e familiares, para celebrarmos a Luz do Senhor.
Muitos dizem que o Natal não tem graça, nem motivo para comemorar, no entanto, é justamente ao contrário. Este ano o desafio de celebrar em família, no lar, com os nossos familiares que convivem diariamente conosco, é de fazer do coração uma manjedoura que acolhe com infinita alegria o Menino que vem.
Nesta celebração, trazemos presente entre nós a Alegria, uma das Sete Alegrias de Maria (Terceira Alegria de Maria: o Nascimento de Jesus em Belém). Alegremo-nos todos no Senhor: hoje nasceu o salvador do mundo, desceu do céu a verdadeira paz! (Sl 2,7). É a ação salvadora de Deus, que fizestes resplandecer na Noite Santa com a claridade da verdadeira luz, permitindo-nos vislumbra na terra, este mistério de amor e ternura.
Para celebrar a Noite Santa de Belém, o Convento da Penha vai realizar uma Santa Missa da Noite de Natal, no dia 24 de dezembro. Se você quiser, pode participar da Missa presencialmente ou através das redes sociais. Se for subir à Penha, fique atento às orientações: é obrigatório o uso de máscara, não promover aglomeração, evitar ficar muito próximo de pessoas que não são da família e a higienização das mãos com álcool em gel (ou álcool 70%).
A subida poderá ser feita por meio do serviço das vans do Convento ou a pé. Já ao longo do dia, haverá duas Missas, sendo a primeira às 7h e a tarde, às 15h.
SANTA MISSA DE NATAL
Dia: 24 de dezembro de 2020
Horário: 19h
Local: Campinho do Convento
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
24 de dezembro (sexta-feira)
VÉSPERA DE NATAL
Missas presenciais no Campinho: 7h, 15h e 19h, no Campinho Convento.
Visitação ao Santuário: a Capela fica aberta ao público de 6h às 16h, apenas para oração pessoal e visitação.
Confissões: Não haverá atendimento de confissões.
Secretaria: 8h às 16h.
Sala de Exposições: 8h às 16h (há exposição do tradicional presépio).
Lanchonete: 8h às 16h.
Vans de transporte: 6h às 16h30 e 18h às 20h20.
Acesso de automóveis: acesso permitido apenas para os 40 primeiros automóveis que subirem para a Missa das 7h.
25 de dezembro (sábado)
NATAL DO SENHOR
Missas presenciais no Campinho: 7h, 9h e 15h.
Visitação ao Santuário: a Capela fica aberta ao público de 6h às 16h, apenas para oração pessoal e visitação.
Confissões: Não haverá atendimento de confissões.
Secretaria: Não haverá expediente.
Sala de Exposições: 8h às 16h (há exposição do tradicional presépio).
Lanchonete: 8h às 16h
Vans de transporte: 6h às 16h.
Acesso de automóveis: acesso permitido apenas para os 40 primeiros automóveis que subirem para a Missa das 7h.