Toda ouvidos a Deus, Maria se tornou morada da Santíssima Trindade. Revestida da graça de Deus, trouxe-nos Jesus, imagem visível do Deus invisível. Nela “o Verbo se fez carne e habitou entre nós”. O amor e a bondade de Deus visíveis em Jesus e em Maria nos libertam de nossas misérias, tristezas e desespero.
Paz e Bem!
O Convento da Penha tem a satisfação de abrir em sua Sala de Exposições a mostra “Mantos da Penha”. A exposição traz diversas vestes bordadas à mão de diferentes materiais, usadas ao longo do século XX na Imagem de Nossa Senhora da Penha. O visitante poderá ver de perto a riqueza de detalhes, a singeleza dos tecidos, além de se encantar com a diversidade de desenhos e formatos das vestes usadas na imagem. Algumas vestes parecem “vestidos de noiva” e são inspiração para devotas.
A exposição é também uma homenagem póstuma à Dona Lúcia Bassini Suzano, falecida no dia 12 de Julho de 2019, que, durante aproximadamente 30 anos, confeccionou com todo esmero e devoção as vestes da Padroeira do Espírito Santo. Aos poucos, “Tia Lúcia” foi passando essa nobre incumbência para a sua sobrinha, Maria da Penha Bassini de Paula. Penha é quem atualmente prepara com muito zelo os mantos de Nossa Senhora da Penha, que são trocados dias antes do início da Festa da Penha.
Além das vestes de Nossa Senhora, também estão expostos quadros do acervo do Convento, o tradicional “sino”, uma pia batismal antiga e uma Imagem de Nossa Senhora da Penha em um “cantinho especial”, dentro do andor histórico que durante muitos anos foi utilizado para transportar a Imagem original.
Serviço
Exposição “Mantos da Penha”
Local: Sala de Exposições do Convento da Penha.
Horários: De quarta a domingo, de 08h às 12h e de 12h30 às 16h30
Entrada gratuita