Como será a Festa da Penha 2021?

Compartilhe:

Foto: Danilo Lucca

Paz e Bem!

A menos de 25 dias para o início das festividades em louvor à Mãe de Jesus, que em terras capixabas, há 451ª anos, é venerada sob o título de Nossa Senhora da Penha, a comissão organizadora prevê uma série de atividades virtuais com interação, além de uma grande expectativa em relação à participação presencial de uma quantidade limitada de devotos.

Um ano depois de anunciada a expansão do coronavírus como uma “pandemia”, e adotando os critérios de recomendações de saúde das autoridades sanitárias, para que todos se mantivessem em casa, a Festa da Penha chegará aos fiéis, novamente de maneira digital. Missas, orações, notícias e atrações culturais serão disponibilizadas para os filhos amados de Nossa Senhora por meio de canais na internet, TV e rádios durante os nove dias de evento.

Ainda que a vacina tenha chegado, muitas pessoas não sabem, nem fazem ideia de quando serão imunizadas. A “passos de tartaruga” as autoridades federais, além do desdém, praticam a falta de empatia e bem pouco se esforçam para que a população seja vacinada o quanto antes. Diante desse cenário, em meio a tantas incertezas, a Festa da Penha está sendo preparada para acolher ao menos trezentas pessoas por Missa no Campinho, ou seja, está prevista a possibilidade de presença de fiéis aos pés do Convento, adotando todos os protocolos exigidos pelos órgãos de saúde do estado e do município de Vila Velha.

É importante que fique claro que as romarias não irão acontecer. Não serão na modalidade que estamos acostumados, com aglomeração de fiéis. Não haverá manifestação popular como em anos anteriores. Se as condições sanitárias possibilitarem a participação limitada de fiéis, haverá em nosso site uma ficha cadastral, para que os romeiros entrem e se inscrevam.

Estamos criando uma programação online com conteúdos diários ao longo de todo o dia. Também nas redes sociais será transmitido diariamente o programa “Salve, Mãe das Alegrias” (sucesso no ano passado), com entrevistas, orações, cânticos, resgate da memória de edições anteriores da festa e muito mais. Haverá transmissão de ao menos uma Missa a tarde e outra a noite. Já ao meio-dia, pelas redes sociais e pelas rádios, os fiéis terão a oportunidade de rezar o terço, ao vivo.

Veja a explicação do Frei Paulo Roberto Pereira, Guardião do Convento, sobre a Festa da Penha 2021.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X