Começou a programação do “Mês de Maria” no Convento da Penha

Compartilhe:

Paz e Bem!

Os Franciscanos do Convento da Penha, deram início à extensa e especial programação do “Mês de Maria”, atentos ao pedido do Papa Francisco, para que durante o mês de maio, tempo em que recordamos a maternal proteção de Deus pelo olhar terno de Maria Santíssima, toda a Igreja pudesse realizar orações com mais fervor e a meditação diária dos mistérios do Santo Terço.

Francisco escolheu 30 Santuários em todo o mundo para serem “sedes” da oração diária do Terço. Cada Santuário o é convidado a rezar na maneira e na linguagem em que a tradição local se expressa, a invocar a retomada da vida social, do trabalho e das muitas atividades humanas que foram suspensas durante a pandemia.

No Brasil, o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida-SP, foi escolhido e vai rezar pelos jovens no próximo dia 6 de maio, às 18h, horário de Roma (13h, horário de Brasília). O Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, encarregado pelo Papa de organizar o evento, estendeu o convite a todos os Santuários do mundo, a fim de promover a difusão da iniciativa nas respectivas Regiões, de modo a chegar aos sacerdotes, às famílias e a todos os fiéis, convidando-os a unir-se a esta oração de intercessão e esperança à Santíssima Virgem.

O Convento da Penha, em comunhão com a Santa Igreja Católica, deu início ontem às orações do terço ao vivo, direto da Capela de Nossa Senhora da Penha, em Vila Velha-ES. No primeiro dia do mês, às duas horas da tarde, os homens devotos da Paróquia Santa Rita de Cássia, da Praia do Canto, município de Vitória, subiram à Colina Sagrada para a meditação dos mistérios gozosos e nas intenções do fim da pandemia.

A recitação do terço antecedeu a celebração da Eucaristia, realizada logo em seguida, às 15h. O Frei João Antônio, da Ordem dos Agostinianos Recoletos (OAR), assim como os Franciscanos da Ordem dos Frades Menores, se uniram pedindo a intercessão da Virgem da Penha, Mãe, Rainha e Padroeira do Espírito Santo, pelas famílias que tanto sofrem com a perda de seus entes queridos, e para que cesse a destruição, a dor e a angústia que a covid-19 tem trazido para a humanidade.

Frei Pedro de Oliveira Rodrigues, ecônomo do Convento, recordou a reflexão do Papa Francisco na abertura da “maratona” de oração do mês de maio no Vaticano, relacionando com o lema da Festa da Penha desde ano de 2021, em que, uma vez privados de sorrisos e instados a utilizar máscaras, precisamos aprender a sorrir, falar e a ver com ternura através do olhar. “Vosso Olhar a Nós Volvei”, este foi o lema das festividades da padroeira e, foi também, uma das preces do Santo Padre diante da Imagem da Mãe Santíssima na Capela Gregoriana da Basílica Vaticana.

Ó Virgem Maria, volvei para nós os vossos olhos misericordiosos nesta pandemia do coronavírus e confortai a quantos se sentem perdidos e choram pelos seus familiares mortos e, por vezes, sepultados de uma maneira que fere a alma”, rezou o Pontífice

O frade recordou ainda a importante missão dos homens do terço na construção de uma sociedade melhor, de modo que pela oração do rosário, consigamos vencer o inimigo invisível. Por fim, recordou as mais de 400 mil vidas perdidas, ceifadas pela covid-19, em todo o Brasil.

Antes do início da Santa Missa, os fiéis ainda rezaram uma oração à São José Operário, suplicando à Sagrada Família de Nazaré, que interceda por todas as famílias.

Já no domingo, segundo dia do mês de maio, a Fraternidade Franciscana acolheu com muita alegria, o Frei Paulo Roberto Pereira, Guardião da Fraternidade, Reitor do Santuário e Definidor da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil. Ele venceu a covid-19, após 18 dias internado em um hospital de Vila Velha. Durante quase um mês afastado, ele retornou às atividades e participou da Missa das 9h, que foi presidida pelo seu confrade, Frei Paulo César Ferreira.

Ao meio-dia, pelo horário de Brasília, centenas de fiéis acompanharam e rezaram juntos o santo terço com o Frei Pedro de Oliveira. Meditando os mistérios gloriosos, eles elevaram as preces e orações “por aqueles que não puderam se despedir dos entes queridos”, em comunhão com o Santuário “Jesus o Salvador e Maria Mãe” (Nigéria).

A programação do mês de maio segue. As segundas, quartas, quintas e sextas, a oração do santo terço será às 18h. Já nas terças-feiras, o encontro virtual será às 19h (como já ocorre tradicionalmente todas as semanas, o Terço das Famílias). Aos sábados, os homens de grupo de Terço dos Homens de paróquias e comunidades da Arquidiocese de Vitória, subirão à Penha para meditar o rosário, a partir das 14h. Já aos domingos, a oração será ao meio-dia. Sempre pelo horário de Brasília.

No dia 8 de maio, sábado das Mães, o Convento realiza a tradicional “Romaria das Mães ao Convento” que já ocorre há mais de 60 anos. O momento deverá ocorrer, pelo segundo ano consecutivo, de forma virtual e interativa. Ainda inspirados pelo pedindo do Papa, o Convento recebe no último sábado do mês (dia 29 de maio), o 8º Encontro Estadual do Terço dos Homens do Estado do Espírito Santo. Na programação, música, interação, a oração do terço e um programa especial pelas redes sociais. A  Missa de Encerramento do encontro será presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Vitória, Dom Frei Dario Campos, ofm.

Vale lembrar que o tradicional “Terço Gigante” erguido entre as palmeiras imperiais do Campinho do Convento, permanece no local até o fim do mês de maio, portanto, o visitante que desejar visitar a Penha Sagrada, cumprindo todos os protocolos sanitários exigidos pelas autoridades de saúde, poderá contemplar a beleza do principal símbolo da devoção mariana.


Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

Aquele 13 de maio de 1981

Paz e Bem! Quarenta anos atrás, o dramático atentado ao Papa João Paulo II na Praça São Pedro. Um dia que entrou na memória coletiva

X