Começa hoje às 20 horas a “Novena Virtual de Frei Bruno”

Compartilhe:

Paz e Bem.

O frade franciscano Frei Bruno Linden, que todo ano é lembrado durante a Caminhada Penitencial em Joaçaba (SC), neste ano terá sua memória celebrada pela Província Franciscana da Imaculada Conceição (da qual o Convento da Penha faz parte) durante uma Novena Virtual na TVFranciscanos, envolvendo as Fraternidades de Norte a Sul da Província. Para celebrar este momento, a novena terá como tema principal “Junto com Frei Bruno, evangelizando sempre”.

Os fiéis devotos poderão acompanhar a novena todos os dias às 20 horas. Esta devoção antecede à 31ª Caminhada Penitencial Frei Bruno, no dia 28 de fevereiro, o segundo domingo da Quaresma, que este ano será virtual na cidade catarinense onde morreu Frei Bruno. Esta Caminhada é uma demonstração de fé e penitência na região Meio-Oeste de Santa Catarina e que cresceu muito com o processo de beatificação do frade brasileiro no Vaticano.

“A novena virtual surge como forma de mantermos a comunhão de louvor e gratidão pela bela missão evangelizadora de Frei Bruno e de todos os confrades que construíram esta bela história no território onde nossa Província está presente. Rezar a partir de belas histórias do passado também serve para nós animar no presente, nutrindo a certeza de que Deus continua a nos impulsionar. Tenho certeza de que vamos fazer um belo percurso de oração sob a interseção de Frei Bruno”, explicou o Vigário Provincial e Secretário de Evangelização da Província, Frei Gustavo Medella.

HOJE, ÀS 20 HORAS!

A Novena Virtual começa hoje, às 20 horas, e vai até o dia 27 de fevereiro, véspera do dia da Caminhada Penitencial em Joaçaba.

Neste primeiro dia, 19 de fevereiro, o tema “Frei Bruno e a coragem do discípulo missionário” destaca o jovem alemão, que aos 18 anos ingressa no Noviciado dos Franciscanos da Saxônia, em Harreveld, na Holanda, e veste o hábito franciscano no dia 13 de maio de 1894. O famoso padre-mestre Frei Osmundo Laumann deixou-lhe lembrança indelével nas poucas semanas que passou debaixo de sua tutela. Logo ele e um grupo de frades foram destinados para a “Missão Brasileira”. Trocaram o convento por um navio transatlântico que os levou à Bahia. Aportaram em Salvador aos 12 de julho de 1894″.

No primeiro dia de nossa novena, vamos à Fraternidade do Divino Espírito Santo, em Vila Velha, ES, de onde reza conosco Frei Clarêncio Neotti, autor do livro “Frei Bruno Linden para todos” e que tem trabalhado firme no processo de beatificação do Frei Bruno.

ACOMPANHE NA TV FRANCISCANOS (https://www.youtube.com/user/tvfranciscanos) ÀS 20 HORAS!

SEGUNDO DIA

Neste sábado, 20 de fevereiro, às 20 horas, o tema é “Frei Bruno, Ministro de Cristo na Igreja”.
“Na virada do século, foi enviado para Petrópolis (RJ), onde foi ordenado sacerdote em 1º de maio de 1901 e aprovado para a cura d’almas em fins do mesmo ano”.
E é de Petrópolis, na Fraternidade do Sagrado Coração com Jesus, que reza conosco o pároco e guardião Frei Jorge Paulo Schiavini.

A CAUSA DE FREI BRUNO

O processo da Causa de Frei Bruno recebeu o “nihil obstat” (nada contrário) no dia 7 de maio de 2013, quando o Cardeal Angelo Amato, então prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, enviou documento a D. Mário Marquez informando não existir impedimento para iniciar oficialmente o processo de beatificação do frade franciscano da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil.

No mesmo ano, no dia 30 de outubro, foi instalado o Tribunal Eclesiástico da Diocese, formado por: Pe. Davi Lenor Ribeiro dos Santos, delegado do bispo, Pe. Clair José Lovera, promotor de justiça; Michelle Selig, notária (secretária); e Cláudio Orço, notário auxiliar. Trabalhou neste processo também uma Comissão histórica formada por Frei Clarêncio Neotti e a historiadora Iraci Lopes, que teve a missão de recolher toda a documentação sobre Frei Bruno, tudo o que se escreveu sobre ele e todas as referências à vida e santidade de Frei Bruno. Também é vice-postulador desta causa Frei Alex Sandro Ciarnoscki, hoje residindo na Fraternidade de Pato Branco (PR).

A Romaria de 2013 contou com a participação do bispo diocesano Dom Frei Mário Marques, do então Vigário Provincial Frei Estêvão Ottenbreit e do postulador franciscano da causa dos santos que reside em Roma, Frei Giovangiuseppe Califano, que pôde testemunhar essa devoção popular em vista da Causa de Frei Bruno.

O PROCESSO ESTÁ NA FASE ROMANA

A Congregação para as Causas dos Santos, presidida atualmente por Dom Giovanni Angelo Becciu, deu parecer positivo  à causa de Frei Bruno em dezembro do ano passado. Esse parecer está sendo submetido a votações de uma Comissão Teológica e, depois, passará por uma comissão dos bispos e cardeais membros da Congregação. Se eles decidirem pela continuidade da causa, enviarão ao Papa o pedido para um decreto de reconhecimento das virtudes heroicas. Se o Papa aceitar a solicitação, o candidato passará a ser chamado “Venerável”.

Para ser beato, ou bem-aventurado, que significa representar um modelo de vida para a comunidade, será necessário o reconhecimento de um milagre realizado por intercessão do Servo de Deus. No caso de Frei Bruno, já existem relatos de graças e eventuais curas que serão analisadas pelo Tribunal da Diocese de Joaçaba. “Deve-se, portanto, incentivar o povo cristão a pedir um milagre pela intercessão de Frei Bruno”, enfatiza o vice-postulador Frei Estêvão Ottenbreit, que é guardião na Fraternidade do Antonianum em Roma.

Depois, ainda é preciso passar por mais uma fase: a canonização. Para ser proclamado santo é imprescindível a comprovação de outro milagre, que deve ocorrer após seu reconhecimento como beato. Frei Estêvão lembra que é importante rezar e comunicar as graças alcançadas.

CELEBRAÇÕES EM JOAÇABA

A Romaria Penitencial Virtual contemplará os romeiros de perto e distantes de Joaçaba com destaque para os espaços de saúde como é o caso do Hospital Universitário Santa Teresinha (HUST).

De acordo com Dom Frei Mário Marquez, a Caminhada Penitencial é uma oportunidade para se fortalecer a fé neste tempo de pandemia. “A Romaria Penitencial de 2021 será uma oportunidade de nos fortalecer na fé em tempo de pandemia. Peçamos às bênçãos de Frei Bruno sobre nossas famílias, hospitais, cidades e campos”, disse.

Outra forma de devoção do povo catarinense, especialmente de Joaçaba, será a Novena para pedir a beatificação de Frei Bruno Linden, OFM e o fim da pandemia. As Santas Missas acontecerão de 19 a 27 de fevereiro, todas as noites, às 19h00, com transmissão ao vivo pelo Facebook da Diocese de Joaçaba (https://www.facebook.com/Diocesedejoacaba) e da Paróquia Santa Teresinha (https://www.facebook.com/catedralsantateresinhajba). Para as Missas haverá possibilidade de participação de público em quantidade reduzida seguindo os protocolos de segurança contra a contaminação do Covid-19.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X