Celebração dos 800 anos das Chagas de São Francisco será no Santuário de Vila Velha

Compartilhe:

Paz e Bem.

No próximo dia 17 de setembro, a família franciscana celebra a festa da Impressão das Chagas de São Francisco de Assis, o primeiro estigmatizado da história da Igreja e tão querido por todos. Celebrar os estigmas de Francisco, a partir da experiência do “Calvário Franciscano”, lugar geográfico e espiritual onde o Seráfico Pai São Francisco, “dois anos antes de sua morte”, após intenso itinerário na busca da conformidade com Cristo, chegou “ao cume da perfeição do Evangelho”, quando foram impressas “em suas mãos e pés, os sinais dos cravos, iguais em tudo ao que antes havia visto na imagem do serafim crucificado”. Esse acontecimento, se faz ainda mais especial quando se observa a oportunidade de conhecer melhor a vida do “novo Cristo”.

“O Seráfico Pai Francisco, desde o início de sua conversão, dedicou-se de uma maneira toda especial à devoção e veneração do Cristo crucificado, devoção que até a morte ele inculcava a todos por palavras e exemplo. Quando, em 1224, Francisco se abismava em profunda contemplação no Monte Alverne, por um admirável e estupendo prodígio, o Senhor Jesus imprimiu-lhe no corpo as chagas de sua paixão. O Papa Bento XI concedeu à Ordem dos Frades Menores que todos os anos, neste dia, celebrasse, no grau de festa, a memória de tão memorável prodígio, comprovado pelos mais fidedignos testemunhos” (Introdução litúrgica da Missa e Liturgia das Horas)

A vida de Francisco no Alverne é oração e ininterrupta  penitência. Sente-se pobre e pecador. Quer despojar-se de tudo. Renuncia até mesmo a um manto que tinha sido salvo do fogo, a única coisa que tinha para cobrir-se durante o breve repouso da noite. Francisco voltará muitas vezes ao Alverne para encontrar a paz em Deus que a situação da Ordem e o fato de estar no meio dos homens não lhe davam e entregar-se de corpo e alma à oração.

No verão de 1224, última vez que esteve no Alverne, Francisco procura um lugar ainda mais “solitário e secreto” no qual possa mais reservadamente fazer a quaresma de São Miguel Arcanjo. Na manhã de 14 de setembro de 1224, os céus se abrem e Cristo crucificado desce ao Monte Alverne na forma de um serafim.

Com objetivo de celebrar com festa o jubileu de 800 anos dos Estigmas, os franciscanos do Espírito Santo vão se reunir em mais um encontro regional no Santuário de Vila Velha. Na segunda, dia 16 de setembro, a partir das 19h30, haverá um concerto com a harpista Maini Moreno da Orquestra Sinfônica do ES, em homenagem a São Francisco, na celebração dos 800 anos das Chagas. Na terça, dia 17, os freis e a Ordem Franciscana Secular vão participar da Missa Solene às 19h, também no Santuário Divino Espírito Santo.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X