Bula Papal de proclamação da Virgem da Penha como padroeira do ES

Compartilhe:

Paz e Bem!

Nossa Senhora da Penha foi proclamada padroeira do Espírito Santo através da Bula Papal do Papa Urbano VIII em 23 de março de 1630. De acordo com a história, a Bula só foi confirmada em 26 de janeiro de 1908 após o resultado de um plebiscito realizado em todas as paróquias do Estado, na época o bispo responsável era Dom Fernando de Souza Monteiro. Por fim, a aprovação do Vaticano, após escolha dos fiéis, ocorreu em 27 de novembro de 1912, pelo  Cardeal Martinelli, nos seguintes termos:

“Desde os tempos mais remotos os fiéis cristãos da Diocese do Espírito Santo acompanham com grande carinho o exercício da devoção à Santíssima Virgem Mãe de Deus, sob o título popular — da Penha, cuja imagem, pintada num quadro de madeira, foi primeiramente exposta à veneração pública no ano de 1558 e, em seguida, colocada no templo sobre um alto monte (situado à entrada do porto de Vitória), generosamente construído e dedicado à Imaculada Mãe de Deus, sob o título da Penha da Cidade da Vitória, que é a sede episcopal da célebre Diocese. Por motivo dessa insigne piedade, como a Diocese do Espírito Santo ainda não gozasse de um celeste Patrono, o clero e o povo relembraram o decreto de Urbano VIII, de 23 de março de 1630, escolhendo a Santíssima Virgem Maria, sob o título da Penha, como sua principal protetora junto a Deus e apelam, com suplicantes votos, para que o Reverendíssimo. Sr. Dom Fernando de Souza Monteiro, Bispo do Espírito Santo, consiga essa confirmação apostólica, sendo deste modo exposta ao abaixo assinado — Cardeal Prefeito da Sagrada Congregação dos Ritos (que), por sua autoridade constituiu e declarou a Santíssima Virgem Maria, sob o título popular – da Penha, principal Padroeira de toda a Diocese do Espírito Santo, no Brasil, com todos os privilégios e honras atribuídos à mesma Padroeira, que competem, por direito, aos principais patronos. Assinado na festa da mesma Santíssima Virgem Maria da Penha, segunda-feira da oitava da Páscoa, conforme entrou em voga o memorável costume de celebrar a mesma festa, no mesmo lugar”.

A não ser que se mande o contrário.

Dia 27 de Novembro de 1912

Card. Martinelli, Prefeito


A Festa de Nossa Senhora da Penha começou a ser celebrada com o Frei Pedro Palácios, fundador do Convento da Penha. O frade espanhol encomendou uma imagem de Nossa Senhora das Alegrias (e que ainda se encontra no Santuário) e convidou as pessoas para fazer a bênção. Dias depois dos festejos da Virgem das Alegrias, a primeira Festa da Penha (1570), Frei Pedro Palácios faleceu.

Desde o tempo das capitanias hereditárias, a padroeira capixaba é homenageada por devotos. E, através dos anos, a festa que homenageia a Santa atrai milhares de fiéis de várias partes do Brasil e do mundo, aumentando o fluxo de turistas na cidade. Atualmente é a terceira maior festa religiosa do Brasil. Em 2020 ela será realizada de 12 a 20 de abril.

Com informações da historiadora Maria Stella de Novaes, extraído da internet.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X